Beleza Entrevistas Fashion

Susana Chaves, a editora de beleza da Vogue Portugal

18/11/2013

Uma coisa é certa: a Vogue tem as editoras de beleza mais incríveis, simples e gente-como-a-gente de todas! Foi através da Vic Ceridono que tive a oportunidade de conhecer a portuguesa Susana Chaves, que comanda a editoria de beleza da Vogue Portugal. Acabamos criando uma amizade muito legal, a ponto de ela vibrar junto comigo na ativação do meu implante coclear – no dia seguinte, ao entrar no Facebook, me deparo com essa publicação no mural da Susana: “Emocionada com o relato da Paula Pfeifer, uma amiga que activou hoje um implante que lhe colocaram na cabeça e que lhe trouxe a audição de volta, após 22 anos de surdez. Parabéns Paula! Fazem falta boas notícias como esta.” Enfim, como não se apaixonar por ela? Já tenho mais um bom motivo para voltar ao país que arrebatou meu coração em 2012! Há algum tempo eu havia enviado uma listinha de perguntas, e finalmente a agenda corrida de viagens e eventos permitiu que ela nos presenteasse com as respostas. Acho que vocês vão adorar!

Captura de tela inteira 14112013 230436.bmp

 

– Quando você se apaixonou por beleza e como essa paixão virou a sua profissão?

Muito cedo. Em criança, passava as férias de verão com a minha avó paterna. Ela fazia um creme de rosto, à base de pepino e, sempre que acabava, eu estava pronta a fazer mais! A minha mãe maquilhava-se e usava perfume e eu adorava mexer nos produtos dela, hoje já é ela que me pede conselhos! Comecei a ler e comprar revistas de moda por volta dos 14 e aos 16 poupei para comprar o meu primeiro hidratante, aliás foram os 3 passos da Clinique. Da paixão à profissão foi quase um ‘acaso’… estava no último ano da faculdade, onde estudei Relações Públicas e Publicidade e convidaram-me para assistente de Moda da Cosmopolitan. Um ano e meio depois transitava para Editora de Beleza da revista Activa e este ano celebro 20 anos em revistas, a maior parte do tempo a escrever sobre Beleza.

– Quais são os seus cuidados de beleza diários?

Limpar, proteger com SPF e hidratar. Sempre!

– Algum truque de beleza do tempo da vovó que seja válido até hoje?

O creme de pepino deixou ‘semente’: a hidratação da pele do rosto e do corpo é um dos meus principais cuidados. Acredito que uma pele bem hidratada é o segredo para atrasar o envelhecimento cutâneo.

– As mulheres de hoje estão envolvidas demais com a própria vaidade?

Muitas sim, outras de menos… como em tudo na vida.

– O que é beleza feminina para você?

É aquele encanto que algumas mulheres – não necessariamente bonitas em termos convencionais – têm e que nos fazem olhar duas vezes e recordar o seu magnetismo e a sua presença.

– Como é a rotina de uma editora de beleza da Vogue?

É um misto de jogging com maratona, de evento para evento e de viagem em viagem, gerindo muita informação e solicitação ao mesmo tempo. Um dia nunca é igual ao outro. No ‘intervalo’ da ‘vida boa’ que todos vêm e aplaudem, trabalha-se muito mesmo, sobretudo para manter e, de preferência, aumentar a o nível de criatividade e originalidade que uma Vogue exige.

– Conta como você decidiu lançar sua linha de esmaltes!

Fui convidada pela Nails 4’Us, uma empresa portuguesa, para escolher a ‘minha’ cor, à qual dei o nome do meu blog na Vogue online, o Beauty Airlines. Foi um ‘one shot’ mas, quem sabe um dia… Adorava criar um perfume ou uma linha de cosmética.

– Uma mulher não deve sair de casa sem…

Um blush ou um pó compacto para retoques ao longo do dia. E um batom.

 

Captura de tela inteira 15112013 123836.bmp

 

– Seus produtos favoritos de..

  • Máscara de cílios: Adoro testar máscaras… sou fâ das da MAC, Lancôme, Chanel e Maybelline.
  • Base: sou fanática por bases, testo todas! Estou a usar a Mineralize SPF 15, da MAC, que adoro. Espalha-se na perfeição e não ‘seca’ na pele. Gosto de misturar com o Meteorites Perles, da Guerlain para dar um glow sutil por baixo.
  • Corretivo: na realidade é um iluminador da Estée Lauder, o Ideal Light. Esbate os traços cansados e dá um suave tom luminoso à pele.
  • Hidratante: o novo Swiss Ice Crystal cream da La Prairie. Fabuloso. Feito com plantas e uma alga que sobrevivem no topo dos glaciares suiços.
  • Anti-rugas: Caudalie Premier Cru, o resveratrol é a bomba!
  • Shampoo: Russian Amber do Philip B, cheiro divino e efeito magnífico.
  • Algum produtinho ‘secreto’: os pós compactos Les Beiges, da Chanel. Tenho três, o tom nr 30, 40 e 50. Vou misturando e sobrepondo os três para destacar ou camuflar zonas do rosto. Tenho algumas manchas no rosto e consigo criar algumas ilusões de óptica. O pó é super fino, não se nota e não é preciso ter ‘medo’ de aplicar porque o efeito é sutil.

A Susana tem o delicioso blog Beauty Airlines – ele está passando por mudança de layout e, portanto, por enquanto a gente deve ficar ligada na FanPage no Facebook. Logo, logo ela nos avisará por lá de que está tudo pronto e o Beauty Airlines reestréia renovado! Fiquem ligadas, eu garanto que é uma leitura imperdível.

5 amaram.

Você também poderá gostar

2 Comentários

  • Responder Ana Farias (Trendy Twins) 18/11/2013 at 9:57 am

    Meu deus, como vc está chiquerésima! Amei! <3
    love ya

  • Responder MAYLLAN 31/03/2016 at 1:15 am

    Amei vc e muito linda

  • Deixe seu comentário

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.