Dermatologista

Peelings químicos

17/07/2014

Peeling químico ou esfoliação química é a aplicação na pele de uma ou mais substâncias químicas esfoliantes, com a finalidade de remover de maneira CONTROLADA a epiderme (parte da pele mais externa) e ou a derme alteradas. A camada removida pela esfoliação é substituída por novas células. Este procedimento é utilizado para o tratamento de algumas doenças tais como: melanoses e ceratoses actinicas, melasmas, hiperpigmentações pôs-inflamatórias, acne e efelides, bem como para o tratamento do envelhecimento cutâneo. Os peelings químicos são classificados em faciais e corporais, e em muito superficiais, superficiais, médios e profundos.

A profundidade dos peelings depende do objetivo do tratamento e de alguns fatores como: tipo de pele, região tratada, tipo de agente químico utilizado no peeling. Além disso, o modo de preparo da pele, limpeza e desengorduramento da pele, técnica de aplicação, número de camadas e tempo de contato do agente com a pele, também são fatores que podem influenciar na profundidade compelindo. A pele deve ser preparada 15-30 dias antes do procedimento com ácidos, associados ou não a despigmentantes.

É muito importante a adesão em relação à necessidade de FOTOPROTEÇÃO DIÁRIA com protetor de alto espectro (UVA/ UVB) e FPS no mínimo 30. Esse preparo da pele é essencial para que o agente penetre de maneira uniforme na pele, evitando pigmentação pôs-inflamatória e outras complicações. Os principais agentes utilizados, sozinhos ou combinados, são o ácido retinóico, o acido tricloroacético, a solução de Jessner, o ácido salicílico, o acido glicólico e o fenol.

foto 4foto 3foto 1

Após o peeling, a pele começa a descamar suavemente entre 2-3 dias, no caso das esfoliações superficiais, e o processo se completa ao redor do 10 º dia. A principal orientação é a utilização de filtro solar e a nao exposição solar prolongada por 30 dias. Pode ser repetido a cada 10-15 dias e recomenda-se de 1 a 5 sessões.

Nos peeling médios, a descamação é mais intensa e demorada. Se houver necessidade de se repetir o procedimento o intervalo é maior, em geral, de 30 a 60 dias. Apesar de ser um procedimento de fácil execução, pode evoluir com algumas complicações. Algumas doenças preexistentes, por exemplo rosácea ou dermatite atópica, podem ser exacerbadas. Erupção acneiforme pôs peeling não é incomum, assim como eritema persistente e hiperpigmentação pôs-inflamatória. Complicações mais severas como hipopigmentação, infeções bacterianas, fúngicas ou virais são menos freqüentes. E quanto maior a profundidade do peeling, maiores as chances de complicações.

É importante frisar que o peeling químico (superficial e médio principalmente) não é capaz de mudar o tamanho dos óstios foliculares, melhorar a elasticidade da pele, melhorar cicatrizes profundas, remover TOTALMENTE a hiperpigmentação nem remover vasinhos da face. Mas após um peeling bem-sucedido observa-se sim correção do dano solar, diminuição das rugas, melhora da hiperpigmentação irregular e suavização das cicatrizes superficiais.

 

Raíssa Londero Chemello

Médica Dermatologista – CRM 27193 Mestre pela Universidade do Rio Grande do Sul (UFRGS)

26 amaram.

Você também poderá gostar

4 Comentários

  • Responder Juli Menezes 21/07/2014 at 9:32 am

    Uiiiiiiiii que aflição dá só de ver. Imagine a dor e se depois a pele fica toda manchada, quem tem problema em ficar com marcas de cicatrizes deve ser complicado fazer isso.

  • Responder Joseane 21/07/2014 at 10:40 am

    A doutora não trabalha mais em POA?
    Estava pesquisando sobre melasma e encontrei um artigo seu falando que ela trabalhava em POA, fiquei tão feliz e queria consultar com ela.

  • Responder Raíssa 21/07/2014 at 11:52 pm

    Nao Joseane. Me mudei para a cidade Natal, Santa Maria. A terra “puxa” 😀

  • Responder Adriana 09/10/2015 at 10:51 pm

    Ótima matéria! Estou utilizando peeling profundo, e está acontecendo exatamente… Excelente!

  • Deixe seu comentário

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.