Fashion Indicações

O Alfaiate Lisboeta

22/09/2013

São poucos os sites de looks e street style que me chamam a atenção. Nem lembro como foi que acabei caindo lá no O Alfaiate Lisboeta. Só sei que acabei me deparando com um blogueiro que, além de ter um espaço virtual despretensioso, gostoso e alto-astral, também é um belo exemplar de gentleman boymagia português. Tá bom ou querem mais? O blog é feito por José Cabral, que acabou lançando também o livro O Alfaiate Lisboeta – desculpa, mas não tem como não se apaixonar de cara por ele, porque a capa traz uma mulher toda tatuada. <3

 

capa-001

 

Fiz algumas perguntinhas a ele…

  • 5 itens que não podem faltar no guarda-roupa masculino?
  • Na verdade, Paula, tenho muito pouco saco para essas dogmas. Ando o ano inteiro vestido da mesma forma. T-shirte casaco desportivo (blazer). Quando faz muito calor tiro o casaco, quando faz frio uso uma camisola por baixo deste. Claro que os casacos mudam consoante a estação e as botas rudes que uso no inverno dão lugar a tênis frescos de verão. Acho que foi dos anos que trabalhei na banca. Não consigo mais deixar de vestir de uma forma descontraída no meu dia-a-dia
  • Um ícone de estilo masculino:
  •  Eu sei que você está me pedindo por um Steve Mcqueen mas eu te vou dar alguns dos caras que eu fotografei. Cara 1. Cara 2. Cara 3. Cara 4. Cara 5.
  • Um ícone de estilo feminino?
  • Desta vez vou deixar você escolher entre as mulheres que estão no Alfaiate (risos). Se precisar de alguma sugestão sei de dezenas delas de cor (nome, cidade e país onde as fotografei e até a historia particular daquele momento; tenho meu blogue na cabeça).
  • O que te chama a atenção num look para te dar vontade de fotografá-lo?
  • As pessoas sempre me dizem “ah você fotografa gente na moda”. Eu nem sei que tendências andam por aí agora. Eu faço foto de gente que me inspira visualmente. De pessoas que, como te dizia ainda agora, são para mim ícones de estilo. Não me importa tanto se são hiper-classicistas ou neo-vanguardistas. Na verdade, nem sei bem o que estas categorizações significam.
  • O que você mais gosta e menos gosta na moda portuguesa?
  • Sabe… ninguém me leva a sério quando digo isto mas, na verdade, eu não sei nada de moda. Sinto-me pouco habilitado a falar nela. A indústria – as marcas – são mais a minha praia. E há umas portuguesas bem interessantes. Imagino que seu blogue seja lido essencialmente por mulheres. Espreite uma marca de calçado feminino chamada Catarina Martins.
  • O grande triunfo do street style é…
  • Ser real. Quer algo mais real e espontâneo que a rua? Não há. Pelo menos é assim que o sinto e (acho que) é essa a interpretação que faço dele.

 

alf

 

O gajo acima é José Cabral,  nascido em Lisboa, 33 aninhos. Estudou sociologia e trabalhou vários anos no setor bancário. Deu início ao O Alfaiate Lisboeta em 2009, publicando fotos que fazia pelas ruas de Lisboa. Desde então começou a fotografar em outros países e, em 2010, estreou uma colaboração com o diário Metro. Em 2011 com o site da revista Vogue e em 2012 com o semanário Expresso. Colaborou com a NYMAG e fez parte da exibição conjunta Laws of Attraction, em São Francisco, onde expôs, entre outros, com Ellen von Unwerth e Victor Demarchelier. Em 2012 assinou a campanha Lisboa somos nós para a Câmara Municipal de Lisboa, onde – inédito a nível mundial – imagens de um blog servem de rosto a uma campanha institucional que promovia uma cidade. Foi Embaixador da Rota da Moda da 1ª edição da Lisbon Week. Este ano voltou a assinar uma campanha institucional para a Câmara Municipal de Lisboa intitulada O Meu Futuro é Lisboa e fotografou também a campanha do Instituto Português do Sangue e da Transplantação. Tem também campanhas para multinacionais como a Nike, a H&M, a Sonae Sierra e a Knot.

l1 l2 l3 l4 l5 l6 l7 l8

 

Uma das coisas que mais adorei no site é foi ter encontrado várias fotos de looks com cachorros! E de gente ‘real’, não aquele street style posado, grifado e monótono de tantos sites por aí. O Alfaiate Lisboeta tem uma pegada verdadeira que poucos blogs conseguem ter hoje em dia. Parabéns, José!

12 amaram.

Você também poderá gostar

2 Comentários

  • Responder ALINE 23/09/2013 at 12:42 pm

    tem como importar o “Cara 4” pra cá? adoro verde…. heheheheh #gato

  • Responder Estela 23/09/2013 at 6:43 pm

    Adoro esse blog, mas nunca tinha reparado no dono, é maraa!

  • Deixe seu comentário

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.