Sweetest Things

Nutrição e antienvelhecimento da pele

28/02/2011

Eu adoro esses posts de cheios de dicas e super educativos escritos pela nutricionista Maria Eduarda Waihrich porque fico mais atenta à tudo o que coloco na boca. Sei que a tentação é grande, afinal, se alimentar mal é dez vezes mais fácil e prático do que se alimentar bem. É mais rápido jogar uma caixinha de nuggets no forno do que lavar, picar e preparar legumes, certo?? Maaaas…a idade tá chegando (ou já chegou e eu nego o fato). Quem pretende envelhecer com saúde e dignidade tem que se ligar e mudar de hábitos…agora! 🙂

” O conceito de beleza está em alta, e tem feito com que as pessoas procurem alternativas para uma pele jovem, sem rugas e manchas. Entretanto, com o passar dos anos a pele sofre modificações e gradativamente se caracteriza o envelhecimento cutâneo. Envelhecer é natural e deve ser um processo sem traumas e com cuidados adequados. O envelhecimento cutâneo afeta a função da pele e a aparência, ocorrendo modificações no material genético e a proliferação celular diminui, ocasionando perda da elasticidade e diminuição do metabolismo.

Existem dois tipos de envelhecimento: intrínseco e extrínseco. O intrínseco acontece com o passar dos anos, o que chamamos de envelhecimento cronológico. O extrínseco decorre de fatores ambientais, tais como, tabagismo e exposição solar.

Enquanto jovens, a pele possui mecanismos que corrigem os danos solares. No entanto, o efeito do sol é cumulativo e com o passar do tempo os mecanismos de defesa não conseguem mais bloquear os efeitos nocivos do sol. A partir daí é que começam a aparecer os sinais de envelhecimento.

O tabagismo é outro fator que provoca alterações na pele. O fumo é responsável pela vasoconstrição, gerando diminuição no fluxo sanguíneo, ocasionando lesões das fibras elásticas cutâneas e diminuição da síntese de colágeno.

Existe também relação entre o aumento dos radicais livres e envelhecimento. O aumento da produção de radicais livres está associado ao baixo consumo de vitaminas e antioxidantes. Carências nutricionais de vitaminas A, E, C, flavonóides e minerais como selênio e zinco podem acelerar o processo de envelhecimento.

Vitamina A: auxilia na síntese de novos tecidos.

Vitamina E: exerce efeito protetor. Protege contra os raios solares, preservando a estrutura do colágeno.

Vitamina C: potente antioxidante. Protege a membrana celular, ajuda na cicatrização e produção de colágeno.

Zinco: potencializa a ação das enzimas que combatem os radicais livres, estimulando o sistema imunológico e a renovação celular, assim como o selênio, que atua na prevenção da flacidez dos tecidos e o envelhecimento causado pelo sol.

Uma das estratégias mais eficazes para fortalecer a saúde da pele é nutrir o corpo através de uma alimentação saudável, tomar bastante água, realizar atividade física, e boas horas de sono. A ingestão dos antioxidantes deve ser diária e de acordo com a ingestão recomendada para não causar malefícios à saúde. Na próxima vez que for as compras, faça também uma lista para a saúde da sua pele.”

Maria Eduarda Mascarenhas Waihrich ( Nutricionista CRN2 9523, Especialista em Nutrição Clínica e Estética). Email: mariaeduardamw@gmail.com  (55) 3026.6678 

Seja o primeiro a amar.

Você também poderá gostar

5 Comentários

  • Responder Natália 01/03/2011 at 11:02 am

    Ola,

    Sobre sua pergunta no Twitter, as cias aéreas são a PLUNA que faz direto POA => PDP e a BQB.

    Espero ter ajudado…

    Bjos
    @natfideles

    • Responder Paula Sweetest Person Blog 01/03/2011 at 11:33 am

      Obrigada Nat!!

      Beijosss,

  • Responder Patrícia Tanajura 01/03/2011 at 11:47 am

    Então, qdo a gente tem uma noção de fisiologia humana é que percebe a importância de pequenas participações, mas decisivas, como é o caso dos minerais. Eles são basicamente carreadores de outros nutrientes, além se funcionarem como tal. Bom exemplo é o zinco que ajuda a Vitamina C a chegar no seu destino. Posso sugerir sem medo um polivitamínico e mineral como Centrum prá suplementar a alimentação!
    Outra coisa super boa que tenho tomado disciplinadamente(não tanto qto deveia) é o colágeno hidrolisado. A Absorção é rápida e os resutados são sutis, mas firmes na melhora da condição geral da pele e unhas!
    E nem precisa dizer que adorei o artigo, né?
    Bjo, Paula!

  • Responder Ministério da Saúde 01/03/2011 at 1:50 pm

    Olá, blogueiro(a)!
    O Carnaval está chegando e com ele a curtição. Mas não podemos esquecer que a camisinha deve fazer parte dessa folia para evitar doenças, como a Aids e a hepatite.
    Seja nosso parceiro e utilize seu espaço para lembrar a galera sobre a importância desta proteção. Se tiver interesse em colocar algum material da campanha em seu blog, entre em contato com comunicacao@saude.gov.br.

    Para saber mais sobre a campanha, acesse: http://www.camisinhaeuvou.com.br
    Siga-nos no Twitter e fique por dentro: http://www.twitter.com/minsaude
    Mais informações: comunicacao@saude.gov.br ou http://www.formspring.me/minsaude
    Obrigado,
    Ministério da Saúde

  • Responder Mariana 03/03/2011 at 7:30 pm

    Tenho sorte se ser vegetariana 😀

  • Deixe seu comentário