Sweetest Things

Inspiração para uma vida saudável: Vanessa Musskopf

06/06/2013

Quem viu a matéria do DonnaMusas Instafitness“? A estrela da capa foi a jornalista gaúcha Vanessa Musskopf, que é uma verdadeira inspiração quando se fala em vida saudável. Ela perdeu 15kg em 1 ano sem cometer nenhuma loucura e, desde então, criou o Santa Dieta e tem uma das sete contas ‘boa forma feelings’ a com mais seguidores no Instagram. Convidei a Van para nos contar um pouquinho sobre como foi o processo de reeducação alimentar. Confiram!!

 

photo IMG_6400-001

 

“Eu adoro comer. Nunca fui gordinha – mas por adorar comer – sempre lutei bastante para me manter magra. Já fiz cada dieta maluca #quemnunca? E foi em 2010 que eu acabei me perdendo e “encontrei” 15kg no caminho. Aos 28 anos meu corpo me cobrou tudo o que eu já tinha feito contra ele. Colesterol altíssimo, pré-diabetes, hipotireoidismo. Sem contar as imensas dores no corpo e as alergias, marcas de um sistema em total desequilíbrio. Sinal vermelho! Não se tratava mais de uma simples vaidade, mas sim de uma questão de sobrevivência. Meu corpo estava se vingando de mim e como a vingança é um prato que se come frio, tive que começar pelas saladas! 🙂

O Santa Dieta nasceu quando os resultados da reeducação alimentar começaram a aparecer. Surgiu a imensa da vontade de dividir a descoberta (um tanto óbvia) de que dieta NENHUMA funciona. Sim! Fazer dieta é chato, cansativo e restritivo!! O que funciona mesmo é ENTENDER. Entender o funcionamento do nosso organismo e o impacto das coisas que a gente “põe pra dentro” na nossa saúde. Em um ano perdi os 15kg e ganhei massa muscular, sem deixar de comer o que eu gostava ou ter que tomar aqueles suplementos com gosto de cimento! Fazem 6 meses desde o primeiro post e eu jamais pensei em ser “guru”ou “musa” fitness. O blog nasceu para servir de catarse dos meus próprios fantasmas em relação ao peso e a dieta. Eu não tenho pretensão de ter o corpo da Sabrina Sato, pois sejamos REALISTAS: para ter o corpo da Sabrina Sato eu precisaria ter a vida da Sabrina Sato. Só que eu tenho uma vida de Vanessa Musskopf.

E a minha vida se resume em trabalho, cuidar de casa, lavar roupa (sim!), estudar, ir no supermercado, ficar 3489385 horas pendurada na telefone tentando resolver um problema com a NET ou 1928313 horas na fila de uma banco porque esqueci de pagar o condomínio no dia certo… Um salve para a genética e o esforço de quem consegue fazer tudo isso sozinha, exibir um corpão e ainda estar com o cabelo, a maquiagem, as unhas e a depilação em dia. Quero ser assim quando eu crescer! Porque hoje, no tempo que me sobra, eu me esforço– e MUITO – para fazer tudo isso e ainda ir na academia e preparar sozinha receitas saudáveis, quando seria muito mais prático e fácil abrir um pacotinho.

 

antesdepois

 

Me entristece ver centenas de mulheres, seja através do Instagram ou do Facebook,  LITERALMENTE se matando para entrar numa calça 38. Muitas acabam matando também a sua auto-estima por não conseguirem manter um corpo que na realidade é insustentável para o seu biotipo. É isso que eu me refiro quando digo que “dieta nenhuma funciona”. Dietas são temporárias. Ninguém consegue viver só de proteína, de shakes ou NUNCA MAIS comer um chocolate na vida. A única saída é reaprender e resignificar a nossa relação com a comida e com a atividade física. E por gostar tanto de comer, decidi que não seria mais escrava de dieta. Eu precisava reaprender a comer. Busquei diversos profissionais pra me ajudar nisso: desde psicóloga – para controlar a compulsão e ansiedade, até endócrino e nutricionista.

Não gosto da frase “se eu posso você também pode” que aparece em muitos blogs e instas de dieta. Cada organismo é único, cada objetivo é diferente. O que funcionou pra mim, pode não funcionar pra você e vice-versa. Mas uma coisa eu sempre falo nos meus posts: procure bons profissionais para te ajudar. E esteja aberto para aprender e mudar velhos hábitos que o resultado é garantido!

 

IMG_6565-001 sucoverde

Na foto está a receita do meu suco verde. O suco verde foi uma das coisas que funcionaram pra mim, quando comecei o processo de reeducação alimentar. Não foi amor à primeira vista, mas depois me acostumei e hoje sinto falta quando não tomo. Todo dia pela manhã, ainda em jejum faço o sucão no liquidificador e tomo. Parece mentira, mas regulou meu intestino, melhorou minha pele e ainda reduz meu apetite ao longo do dia. Isso por causa do efeito da chia, que forma um gelzinho que ajuda na saciedade. Quanto aos exercícios, foi a parte mais complicada. Criar uma rotina, encontrar um exercício que gostasse de fazer… mas valeu a pena. Vou quatro vezes na semana na academia e fico cerca de 40 minutos. O importante é constância. De nada adianta se matar dois dias na academia e depois ficar 1 semana sem ir.”

Obrigada Vanessa. Eu AMEI o post “Comendo sentimentos” e acho que todas deveriam ler. Já fiz loucuras quando era piá por causa de dieta. Teve uma vez acho que eu estava possuída pelo demônio  em que uma colega de colégio me disse que tomar chá chileno (aqueles que os camelôs vendiam!!!) era tiro e queda para emagrecer. Pensando em potencializar o efeito, em vez de tomar o chá, eu comia a erva louca de amarrar no poste com camisa de força. Depois disso, outra colega comentou que estava tomando laxante em gotas e emagrecendo horrores. Lá foi a Paula pra dieta do laxante: 20 gotas de manhã, 20 de tarde e 20 de noite. Depois de uns dias, sozinha em casa, eu acordava atirada no chão nos lugares mais impensáveis, tipo em frente  à geladeira e no meio do corredor. Até que percebi que estava era desmaiando. Fui parar no hospital e passei a maiooooor vergonha da vida tendo que contar esses dois absurdos para um médico gatíssimo enquanto minha mãe me olhava com cara de ‘vou te dar uma surra quando chegar em casa’. Acabei com desequilíbrio eletrolítico, o que é bem perigoso!!! Mas paguei todos os pecados ao entrar num hospital numa cena que mais parecia episódio de Grey’s Anatomy, com uma enfermeira correndo comigo numa cadeira de rodas e tendo que explicar pra equipe os horrores que andava fazendo! Hehehehe!!! Nunca mais! #shameonme

19 amaram.

Você também poderá gostar

9 Comentários

  • Responder Juliana 06/06/2013 at 10:45 am

    Finalmente um texto sensato em meio a tantos #projetofulana #projetobundadura #soumagralindaegostosa #focoforçaefé

    Meu corpo também começou a me cobrar, apesar de hj ter índices bons de glicemia, colesterol, pressão, etc, tenho um histórico familiar tenso e o sobrepeso sei que me prejudicaria mais na frente.

    Desde outubro estou no mesmo processo de reeducação, aprendendo com meu corpo o que funciona e o que dá errado. Aprendi nesse tempo que refrigerante não me faz falta, mas que chocolate não me faz engordar se maneirar na quantidade. Que bolacha recheada posso passar meses sendo feliz sem ela, que a cervejinha do final de semana me deixa inchada e que dieta é um termo que odeio.

    Sem fórmulas, sem grandes sacrifícios e com caminhadas que me fazem bem, já perdi 12kg nesse período.

    Gosto de ver depoimentos sensatos. Não sou feliz comendo somente salada 🙂

    Parabéns pelo texto que é uma luz em meio a tantos textos insanos sobre emagrecimento!

    Bjos

  • Responder Priscila 06/06/2013 at 12:39 pm

    Adoro a Van, já citei ela num post do Trendy Twins tb. Escreve super bem e está conseguindo superar muitas coisas, mantendo a alimentação saudável.
    Um exemplo.
    Bjs

  • Responder Greize 06/06/2013 at 6:54 pm

    Olha ai a boa indicação.E bom exemplo.
    A nova onda é fazer “jejum”, não acreditei,fiquei chocada, modelos tipo Adriana Lima dizendo que faz e fica 1 semana sem comer, só toma um suco doido, e uma outra que vai malhar em jejum?????????!!!
    Não sei quem é pior elas ou as que seguem.

    Vc comeu a erva, Paula.hahahaha.Ficou locona até hoje, né.

    Acreditem eu fiz regime ao contrário ,para engordar pois era Olívia palito e fiz umas besteiras também , mulher sofre.
    Hj penso na saúde.
    Bjs

  • Responder Lari 07/06/2013 at 10:27 am

    Cara o que dizer, adoro vcs duas, srsr
    São meus blogs de visitação diaria, foi muito bom ler sobre as “loucuras” que vc fez Paula, muitas fazem isso tbm.rsrs Pior com certeza foi o médico gato…rsrs
    Seguinte, foi mega incentivador.. bjs

    • Responder Paula Sweetest Person Blog 07/06/2013 at 10:30 am

      <3

  • Responder Rose 24/05/2015 at 10:22 am

    “dieta nenhuma funciona”. Dietas são temporárias. Ninguém consegue viver só de proteína, de shakes ou NUNCA MAIS comer um chocolate na vida”
    Concordo plenamente.

  • Responder Rosângela 06/06/2015 at 7:22 pm

    São meus blogs de visitação diaria, foi muito bom ler sobre as “loucuras”…

  • Responder diego 09/11/2015 at 5:37 pm

    Parabens pelo post me ajudou muitoo. Obrigado perfeito

  • Responder Alice 27/01/2016 at 6:09 pm

    Adorei o artigo, obrigada por compartilhar sua experiência.

  • Deixe seu comentário

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.