Sweetest Things

Gente que me inspira

21/01/2016

Não lembro onde vi essa imagem do peixe pulando do aquário em direção ao mar, mas não consegui parar de pensar nela. Duas coisas me vieram à mente: aquela velha máxima que diz que o que a vida quer de nós é coragem e gente inspiradora. Na verdade, ambas estão interligadas – às vezes até temos coragem, mas falta aquele impulso que só uma fonte de inspiração é capaz de dar. E aí não pude deixar de pensar em quem me inspira.

Me inspiro com gente forte. Já cansei de ouvir “qual é teu problema com Frida Kahlo?”, já que morro de amores. Meu problema é que essa mulher reuniu tudo o que há de mais incrível e admirável num ser humano. Transcendeu a dor e transformou essa dor em arte, o que na minha opinião é a maior demonstração de força que existe. Além disso, teve coragem de viver a própria vida e nunca se prestou a seguir convenções ou sufocar pensamentos e sentimentos. Mulheres fortes me inspiram (tenho verdadeiro pavor de mulher que curte interpretar o papel de “A Incapaz”, aliás, papel muito cômodo este) e Frida foi um tanque de guerra. Vivi longos anos no fundo do poço da surdez severa-profunda e conheço o sentimento de precisar ser mais forte do que o desespero. E conseguir transformar dor e desespero em algo bom e ser capaz de não virar uma pessoa amarga e odiosa é uma missão transformadora. Você se transforma e acaba transformando muita coisa ao seu redor.

Me inspiro com gente simples – acabo de ler uma pessoa se intitulando de ‘pérola lapidada por Deus’ no Facebook e fico pensando como é que pode. Pessoas que se levam a sério, que se denominam ‘digital influencers‘ (eu apenas racho de rir quando vejo isso) e se glorificam sem a menor necessidade. Enquanto isso você tem a oportunidade de conhecer pessoas que estão atravessando jornadas dificílimas nessa vida com um sorriso no rosto e coitadismo zero. Para quem não viu aquele vídeo da senhora que conta que o seu luxo é um ‘par de chinelas‘, fica a dica e vale o choro.

Me inspiro com gente verdadeira. Daquele tipo que quando sofre não esconde, que quando precisa de ajuda pede, que quando chegou no limite diz que precisa parar. Talvez por estampar na cara quando estou um caco por dentro me identifique tanto com quem faz o mesmo. Tenho asco de risadas falsas ou entusiasmo forçado. Vamos deixar a interpretação para as atrizes.

Me inspiro com gente doce. Com tanto cavalo dando coice à toa no nosso dia-a-dia, pessoas doces me arrebatam. Porque cultivar a doçura é impossível: ou você é doce ou não é. E os doces assim o são com todos e não usam essa qualidade rara para conseguir as coisas quando lhes convém. Pureza de coração, sabe?

Me inspiro com gente que faz o exercício de não julgar. Nós julgamos o tempo todo, consciente ou inconscientemente. Mas  o exercício da empatia, de tentar se colocar no lugar do outro pra valer, de imaginar o que ele sente ou sentiu e então porque agiu de certa forma, esse só é praticado por gente do bem.

Me inspiro com gente criativa. Que faz das tripas coração, que enxerga o que é óbvio e invisível, que cria coisas loucas que mudam nosso ânimo, nosso dia e nossa vida.

Me inspiro com gente corajosa. No melhor estilo do peixinho dourado da foto que ilustra esse post. Gente que larga tudo e vai viajar pelo mundo até acabar o último centavo (eu vivia dizendo que faria isso, quem sabe um dia), gente que abandona a zona de conforto em nome da própria felicidade, gente capaz de desamarrar seus mais confusos nós para tentar ter alguma paz, gente que assume seus sonhos em vez de sufocá-los.

E vocês, se inspiram com quem?

70 amaram.

Você também poderá gostar

5 Comentários

  • Responder Marcela de Vasconcellos 21/01/2016 at 7:48 pm

    Me inspira a tua coragem em toda essa jornada de amor com o Luciano. De aprender a ser amada e cuidada, de se mudar e se enfiar nessa família meio que já formada e catar teu espaço, de ficar longe da família, sofrer até, mas ver que isso tá fazendo todos vocês crescerem.
    Tu também é inspiração, gata. FikDik.

  • Responder Nana 23/01/2016 at 8:18 am

    Me inspiro com a vida e com as novas possibilidades que ela me traz todas as manhãs.
    Gostei muito do post.
    Bj e fk c Deus.
    Nana
    http://procurandoamigosvirtuais.blogspot.com.br

  • Responder Carol 26/01/2016 at 8:41 am

    Tu é imbatível quando fala de sentimentos. Saibas que tu inspira muito gente! Beijos

    • Responder Paula Pfeifer Moreira 26/01/2016 at 8:48 am

      Só tu mesmo pra me dizer essas coisas
      Manda noticias tuas por email!

  • Responder regina celia da Silva 19/02/2016 at 2:50 am

    o que me inspira é a fé que Deus deposita em cada um de nós!!!!Tão imperfeitos e ;ele aposta em nós todos os dias !!!Cada um pratica a coragem que tem,que pode demonstrar,que consegue concretizar !!Me inspira quem acredita,.pois Ele tem a eternidade. e só espera o momento em que vc acredita pra agir!!!!Gente como vc também me inspira….

  • Deixe seu comentário

    This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.