Myself

Fase estranha

07/08/2013

mm

Se alguma de vocês acompanha o Crônicas da Surdez, já sabe que estou na reta quase final rumo ao Implante Coclear. E essa tem sido, sem sombra de dúvida, a fase mais estranha da minha vida. Não sei se consigo explicar pra vocês o que ando sentindo porque acho que nem pra mim mesma ainda consegui. A recomendação é que se faça a cirurgia sem expectativa alguma – como qualquer cirurgia, as chances de dar certo/errado são as mesmas. Cada caso é um caso e é impossível dizer com alguma exatidão como o paciente ficará depois. Então, é esquisito. Espero pelo melhor, óbvio. Fico acompanhando relatos de quem já fez o IC – especialmente os da Lak Lobato, que fez IC bilateral – e tentanto imaginar os tipos de mudança que terei pela frente. Sou a pessoa mais agorafóbica e ansiosa que existe, e vou ter que esperar 30 dias pela ativação dos eletrodos, imaginem!! Porque tomei essa decisão? Bueno, cheguei no ponto em que não tenho mais nada a perder, literalmente. Costumava dizer que só pensaria nisso quando meus aparelhos auditivos não me ajudassem mais, mas depois de algumas consultas médicas acabei entendendo melhor o processo todo e aprendendo várias coisas sobre neuroplasticidade, memória auditiva, nervo auditivo. E vi que no meu caso não há motivo para esperar nem mais um segundo pelo implante. Ele é minha luz no fim do túnel. Acho que no fim das contas ando me sentindo como uma criança: metade do tempo eufórica, na outra metade, com medo. Passa um filme na minha cabeça quando penso no assunto e tenho a nítida sensação de que tudo aconteceu na hora certa, exatamente como tinha que acontecer. Posso dizer que no dia de hoje tenho cojones para enfrentar algo assim. Antes, não tinha. Na real, acho que fico mais apreensiva é em relação à revolução interna que o IC vai me causar caso dê certo – e eu espero que dê. É como se eu tivesse que começar a me despedir da pessoa que fui até agora e começar a me preparar para a pessoa que vou me tornar daqui pra frente. Muito doido? Sei dizer que ando quieta, recolhida, pensando, lembrando, tomando decisões a respeito de outras áreas da vida…Portanto, se eu não estiver dando a merecida atenção a alguém ou alguma coisa, meu pedido é: entendam. Tem um turbilhão de sentimentos confusos aqui dentro agora. Tá difícil processar. 🙂

54 amaram.

Você também poderá gostar

22 Comentários

  • Responder Natalie Furlan 07/08/2013 at 3:57 pm

    Eu tinha lido já sobre o seu implante, mas não comentei antes. Energias boas trazem energias boas, e tudo vai dar certo e sua vida sempre mudar pra melhor, pode apostar! Bjs e muita força e nergias boas pra vc

  • Responder Janete Toigo 07/08/2013 at 4:47 pm

    Oi Paula
    Compartilho contigo essa mesma fase estranha, ambas estamos a caminho do implante, sexta (dia 09) vou novamente a POA e acho que definirei a data. Estou muito ansiosa, quero muito fazer esse implante e estou indo cheia de coragem e otimismo, acredito que não pode ficar pior do que está, o que vier, por mínimo que seja,qualquer coisa que me faça ouvir um pouco melhor, já considero um ganho. Confio na equipe médica e acho que seremos bem assistidas. Como vc disse, não temos mais o que esperar e o IC existe para nos proporcionar uma melhor qualidade de vida, temos que acreditar nisso.
    Abraços
    Janete

  • Responder candida carvalho 07/08/2013 at 5:05 pm

    #Tudovaidarcerto!!!! bjoooo

  • Responder Liliane Silva 07/08/2013 at 5:15 pm

    Querida Paula,…Com certeza tudo tem seu tempo e sua hora, Nada acontece por acaso em nossas vidas! As vezes as mudancas despertam em nos sentimentos desconhecidos,sair da nossa zona de conforto eh sinistro, faz parte do ser humano estes sentimentos.Tenho certeza que ao enfrentares este novo desafio,mudancas interiores aconteceram e eu acredito que sempre estas mudancas sao para melhor.O importante eh tentar,dar a cara a tapa,ir alem dos nossos limitantes,acho que a pior coisa com o passar do tempo eh ficar com o sentimento…”De poderia ter feito isto,pq eu nao tentei.” E pelo pouco que te conheco,tu nao es desse tipo.Tenho certeza,que as pessoas mais proximas de ti entenderao este momento de recolhimento.Nos,tuas leitoras,estaremos aqui torcendo por ti,mandando aquela energia positiva! Que seja feita a vontade d Deus! Um grande bj e forca na peruca!

  • Responder Greize 07/08/2013 at 6:19 pm

    Estamos torcendo por você, querida.Fica quietinha se quiser sim, o que importa é que Deus esta no controle e torcendo para dar tudo certo.
    Grande Beijo.
    “A vida tem caminhos estranhos, tortuosos às vezes difíceis: um simples gesto involuntário pode desencadear todo um processo. Sim, existir é incompreensível e excitante…”
    “Num deserto de almas também desertas, uma alma especial reconhece de imediato a outra.”(Caio Fernando Abreu)

  • Responder CAROL HERVE 07/08/2013 at 6:42 pm

    Boa cirurgia! Se Deus quiser vai dar tudo certo!!!!
    Em todo cirurgia é assim, aflição, nervosismo… Mas depois vem a recompensa e olhar para trás será cômico!

    Quem quiser vestidos Herve Leger dá uma olhadinha no meu Blog, vestidinhos réplicas com precinha camarada

    http://seuherve.blogspot.com.br/

    Beijos e boa cirurgia!

  • Responder Lud 07/08/2013 at 6:48 pm

    Paula tudo dará certo confie! Chegaste até aqui confiante e sempre positiva… agora é só o deslinde de todo um processo que já era certo..é só um medo um medo bobo… vc é muito maior do que isso!

    Bjos com força!!!!!!!

    Lud

  • Responder Karyne 07/08/2013 at 6:48 pm

    As chances de dar certo são muito maiores que dar errado. Vai dar certo sim. E esse nózinho no peito como se tivesse prendido a respiração faz parte da espera. Que venha logo o IC! Boa sorte!

  • Responder Nelsi fritz 07/08/2013 at 7:01 pm

    Esse momento de reflexão faz parte da nova e melhor fase que está por vir ! Tudo vai dar certo. Gde beijoooo

  • Responder Bruna 07/08/2013 at 8:05 pm

    Acho seu blog inspirador e sempre acompanho… E dp de ler o post de hoje, só posso dizer que estarei torcendo por ti, para que tudo dê certo! 🙂 #pensamentopositivo

  • Responder Izoneide 07/08/2013 at 9:20 pm

    Olá Paula!
    Estamos passando pela mesma fase estranha, a minha cirurgia vai ser terça-feira dia 13.08.13. Vai dá tudo certo não só para nós duas, mais para todos, tenho fé em Deus, que vai dá tudo certo! Torcendo por ti.
    Que Deus te abençoe infinitamente com muita saúde e prosperidade!
    Bjos no coração! Pensamento positivo sempre!

  • Responder Louise 07/08/2013 at 9:29 pm

    Vai dar tudo certo sim!!! Pode ficar tranquila linda, garanto que todas nós (suas leitoras assíduas) estaremos torcendo, orando e mandando vibrações positivas pra vc!

  • Responder lili 07/08/2013 at 9:31 pm

    Paula, te adoro e tenho fé que o melhor vai sempre te acompanhar.
    Tens me ajudado muito com a tua coragem em compartilhar teus sucessos, mas também tuas inseguranças, mostrando uma força de vontade vitoriosa. E seja la o que acontecer , já es uma vitoriosa.
    Um beijo
    Lili

  • Responder Marcela de Vasconcellos 07/08/2013 at 9:56 pm

    Criar expectativas é torturar a si mesma e deixar de dar importância a coisas menores do que o que se acha justo obter por um esforço.

    Tua vida nunca foi fácil, tuas vitórias menos ainda. Mas tuas derrotas e dificuldades fazem grande parte da construção da pessoa que você é hoje. Isso somado a tudo que ainda está por vir vai construir quem você vai ser daqui pra frente.

    Pode parecer meio louco e pretensioso dizer isso, uma vez que não tenho nenhuma deficiência nessa encarnação, mas acredito seriamente que tua deficiência auditiva é apenas uma pequena parte de quem você é.

    Exterminar essa deficiência pode facilitar infinitas coisas, eu imagino, mas jamais vai melhorar quem você é.

    POrque você não é uma surda. Você é a Paula, louca, trabalhadora, viajante do mundo, filha, neta, amiga, culta, branquela, magrela, peituda…e muito mais!!

    Não vou dizer que torço pra que sua cirurgia seja um sucesso e você ouça 100% a partir da ativação do teu IC. Porque eu não acredito nesse tipo de desejo.

    Mas te afirmo de todo meu coração e espírito que espero que você se mantenha firme, que encontre apoio naqueles que ama, na tua fé (não importa no que ou em quem), que aprenda as lições necessárias, que cometa os erros que vão gerar mais lições, que seja humilde perante a grandeza daquilo que acontece por si só sem considerar minimamente nossa vontade e que esteja aberta de corpo e alma para a felicidade, não importa o tamanho dela. Porque ela sempre, sempre, sempre aparece.

    Abraço de urso.

    p.s.: Uma vez eu ouvi, não lembro onde, que a pessoa a se temer mais é aquela que não tem nada a perder. Essa sim é capaz de tudo!!

  • Responder Marta Gaino 07/08/2013 at 10:56 pm

    Paula querida,
    Tenho acompanhado seu blog e os comentários dos leitores e me identificado com os sentimentos de cada um, de cada experiência, e uma coisa que me despertou a atenção é o fato de que todos nós estamos envolvidos e “costurados” pela sua agulha. Se cada um pensar em como era sua relação com a surdez antes e depois de te conhecer e interagir neste blog, serão depoimentos profundos e tocantes, tenha certeza. Quantas pessoas nestas páginas estão dispostas e colaborar e ajudar ao outro, ao próximo desconhecido, apenas pelo fato de que você traçou essa baseline que nos aproximou, apesar das distâncias geográficas e culturais. Você talvez não tenha ideia do impacto que causou na vida de cada um de nós. Falo por mim e sei que não estou só. Por isso, você não pode pensar que está sozinha em sua jornada. Eu não preciso fazer um implante, mas pude comprar um novo par de aparelhos com maior consciência do que era mais adequado para mim, porque li e aprendi muito sobre minha deficiência aqui com você e seus leitores. Então posso garantir que todos nós estamos ao seu lado em cada momento de estresse e ansiedade pelo qual você está passando. Em minha vida consegui identificar ciclos de amadurecimento a cada 5 anos, sempre acontece algum fato marcante em que simplesmente minha vida muda de frequência, muda de rota, talvez isso também aconteça com você, faça esse flashback, quem sabe você não está fechando um ciclo de amadurecimento e abrindo uma nova etapa na qual possa usufruir os conhecimentos que conseguiu absorver até agora? Não sofra, não resista, apenas pense que o melhor está por vir. Você merece! Um abraço Marta

  • Responder Flaviana 08/08/2013 at 2:38 pm

    Muita sorte que vai dar tudo certo…
    Pensa sempre nas coisas boas que assim elas virão!

  • Responder Luciana 08/08/2013 at 7:23 pm

    Fique bem, fique calma, fique tranquila 🙂

  • Responder Rose Garcia 09/08/2013 at 11:33 pm

    Olá Paulinha, li todos os coments e quero desejar a você um pouco de tudo que foi escrito. Você é linda, leve e especial. Vai dar tudo certo!! Bjs

  • Responder Claudia 14/08/2013 at 3:55 pm

    Oi Paula,
    Acredite. Tudo acontecerá como vc espera e confia! E com certeza merecimento vc tem, porque irradia paz e alegria!
    Claudia, da Prefa de Júlio.
    Abração

  • Responder Renata 16/08/2013 at 6:06 pm

    E essa foto maravilhosa de Marilyn em Misfits?? Tudo de bom e muita felicidades para você!!!!

  • Responder Flavia 18/08/2013 at 12:35 pm

    Oi Paula, minha filha acabou de fazer esta semana o IC no ouvido esquerdo, ela tem seis anos e além da perda bilateral severa também tem grande comprometimento motor. Confiamos que este implante só vai trazer benefícios para ela. Estamos na expectativa para meados de Setembro quando acontecerá a ativação! Boa sorte e tenha certeza que tudo dará certo!! Abraços!

  • Responder Ana Caroline Rocha 20/08/2013 at 1:44 pm

    Nos mantenha informado dessa nova etapa. Estamos torcendo por vc!!!
    Eu ainda não me decidi pelo implante, mas vc ajuda muitas pessoas sem nem saber.
    Bjus,
    Ana Caroline

  • Deixe seu comentário