Literatura Viagem

Dicas de livros para organizar sua viagem para a Europa

12/05/2011

Organizar viagem é tarefa árdua. Tô em contagem regressiva: faltam 9 dias!! Faço o estilo viajante desencanada, porque não curto disciplina militar e horários esquematizadíssimos quando viajo. Os passeios, restaurantes e programas dependem do meu humor. Aquela loucura do ‘tenho que ver isso, tenho que ver aquilo’ me dá nervoso. Sou bem zen e não tento ir a 20 lugares no mesmo dia. Prefiro curtir um lugar bem curtido do que ir a 10 só pra tirar uma foto e sair correndo com pressa.

Comprei vários livros pra organizar essa Eurotrip. A primeira dica é comprar na Livraria Cultura, porque os que comprei nas Americanas demoraram o triplo do tempo pra chegar. Sem falar que eles cancelaram uma compra minha do além, tipo 15 dias depois do pagamento, aí perdi a simpatia de vez.

Ok, nós sabemos que existem mil sites de viagens com conteúdo grátis e com altas dicas, mas sou das antigas e não abro mão dos livros. Curto a experiência de ler com calma cada um deles. 🙂

Esses acima são os mais práticos, de bolso, com o básico sobre cada cidade e um mapa. Só não dá pra esquecer de pegar um daqueles mapinhas com o nome de todas as ruas de cada cidade  no hotel (grátis!!), são os melhores. Com eles, ninguém se perde. Os do Eyewitness Travel são quebra-galho, não mostram ruelas, travessas, becos e afins.

Esse guia de viagem da National Geographic ganhei de presente, não sei se tem pra vender ou se veio em alguma promoção da revista. É indicado pra quem gosta de saber tudo sobre a história do local que vai visitar. Muito bonito e cheio de fotos.

O guia de conversação em inglês ganhei da minha dinda – e mesmo que a gente tenha um nível bom de fluência vale a pena carregar na bolsa para qualquer imprevisto ou emergência. Cautela nunca é demais! Sem falar que é gostoso relembrar algumas expressões clássicas que você nem lembrava mais que existiam e ficar treinando a pronúncia durante as loongas horas de um vôo intercontinental.

Esse guia de endereços curiosos (tem de várias cidades) é bem divertido. Já passei um mês em Londres então não é uma cidade desconhecida pra mim e queria encontrar lugares fora do comum pra ir dessa vez. Foi por isso que comprei esse livro. O que vocês puderem imaginar de louco, tem. Tipo clube de tortura, monumento dos padeiros suicidas, pub gay mal assombrado…

O guia do brasileiro em Paris tem uma linguagem ultra acessível. Também pudera, foi escrito por uma gaúcha (regionalismo mode ON). Dicas preciosas de como se divertir gastando o mínimo possível de euros na cidade luz.

O guia de passeios em Londres é indicado para pessoas como eu, que pegam um mapa e têm certeza absoluta que devem dobrar à direita, mas só se dão conta que era à esquerda 30 quadras depois. Explica tim tim por tim tim como chegar aos lugares a pé.

Por último, o Frommer’s Paris 2011. Todo em inglês e completíssimo, eu diria que foi a melhor entre todas as aquisições. Além de sugerir itinerários espertos, restaurantes e hotéis, ensina a explorar a cidade e tem um guia de compras e outro que chama “Paris after dark’ muito bons!!

Mesmo com toda a informação ao nosso alcance, é inevitável fazer alguma coisa errada. A minha foi ter comprado o Eurail Pass (que custou metade do valor da passagem de avião, melhor não lembrar pra não querer arrancar os cabelos). No fim, de trem, só vou fazer alguns trechos dentro da França, Paris-Bruxellas, Bruxellas-Amsterdam, Amsterdam-Londres. Vale muito mais a pena comprar vôos de cias aéreas low cost – embora só dê pra levar uma malinha de 20kg pra passar um mês. 🙁

PS: alguma leitora morando em Roma, Florença, Atenas, Mykonos, Barcelona, Paris, Londres, Amsterdam e Bruxelas?? Em caso positivo, me avisem.

1 pessoa amou.

Você também poderá gostar

40 Comentários

  • Responder Paula Coruja 12/05/2011 at 9:22 am

    Eu sou fã de guias de viagens. Adoro ter o livro em papel na mão, fazer anotações… e depois das viagens adoro folheá-los pra relembrar passo a passo dos momentos bons.
    Eu sou fã incondicional dos guias da Lonely Planet, tenho vários, mas da europa eu gosto de um outro em particular: Guia criativo para o viajante independente na Europa. É um guia de brasileiros para brasileiros. É grandinho e pesadinho, mas vale ter na bagagem! 😉
    Boa viagem, queri

  • Responder Tati Canto 12/05/2011 at 10:12 am

    Ótimas dicas, acabo sempre no guia da Folha!
    Bjs, Tati
    http://loveshoesblog.wordpress.com
    @loveshoesblog

  • Responder Carol Scheid 12/05/2011 at 10:13 am

    Paulinhaaa, nem preciso dizer que queremos acompanhar de pertinho TUDO dessa viagem! Posta os looks que tu for usando, os lugares..enfim, queremos te acompanhar mesmo!!
    Beijão e boa sorte nos últimos preparativos 🙂

    • Responder Paula Sweetest Person Blog 12/05/2011 at 10:24 am

      Brigada, linda!!!
      Pode deixar que pretendo postar bastante de lá sim!!!
      Até enjoar. kkkkk
      beijosss

  • Responder Ma Amorim - Blog Tips and Trends 12/05/2011 at 10:55 am

    Adorei as dicas de livros !!! Como é bom ir com tudo preparadinho , né??
    Hoje no blog : Look p/ o dia a dia : Saia longa
    Corre lá pra conferir:
    http://blogtipsandtrends.blogspot.com/
    beijos
    Ma Amorim – Blog Tips and Trends

  • Responder Isabela 12/05/2011 at 10:56 am

    Ansiedade a mil nessas horas né? Pra mim, a preparação da viagem é uma delícia também (o difícil é conter as expectativas!) e, como eu sou meio neurótica com organização, faço mil listinhas e checo pelo menos 2 duas vezes malas e bolsas, hehe.

    Tô torcendo muito pra você nessa super viagem! (e esperando aqueles posts maravilhosos sobre a culinária local que só você sabe fazer!!)

    • Responder Paula Sweetest Person Blog 12/05/2011 at 11:26 am

      Isa,
      Nem me fala em checar a bolsa, eu checo mil vezes tb!!
      E sim, ansiedade masssster!!
      Beijossss,

  • Responder Camila Spósito 12/05/2011 at 10:58 am

    Paula, eu e meu namorado fizemos uma viagem pela Europa por três meses, entre julho e outubro do ano passado, e posso te falar que o Eurail pass foi uma bênção, dádiva divina, valeu mt mt a pena ter pago o precinho (NOT) camarada que ele custa.

    Escrevemos um diário bem detalhado com nossas impressões e diquinhas quentes no blog http://www.reservaparadois.wordpress.com – tá recheado de fotos lindas que tiramos com a Nikon d40 dele, vale a pena conferir.

    Passamos por Portugal, Espanha Italia, França, Croácia, Hungria, Áustria, alemanha, Rep. Theca, Dinamarca, Suécia, Noruega, Bélgica, Holanda e Inglaterra.

    Tem um Pub maravilhoso, a melhor comida que tivemos em Londres, onde vc ouve música boa e come a sobremesa e ganah outra, um pouco acima do bairro do Soho. Tem o Candem market que vc TEM QUE IR de qualquer jeito, se ainda não foi neh…

    Ah, não sei se Budapeste está no seu roteiro, mas eu sugeririra seriamente incluir, foi uma das cidades mais lindas pelas quais passamos na Europa (e não foram poucas, como vc pode ver…)

    Beijão e boa viagem!

    • Responder Paula Sweetest Person Blog 12/05/2011 at 11:25 am

      Camila, qual o nome desse pub??
      Coloquei o link do teu blog no Twitter!!
      beijosss

  • Responder Flávia B. 12/05/2011 at 11:24 am

    Eu adoro os guias da Frommer’s! Pra mim são os melhoras!! Mas a Berlitz tem uns que são bons também!!
    Beijos,
    Flávia B.

  • Responder Lara 12/05/2011 at 11:40 am

    Adoro guias para viagem, super ajuda mesmoo!!
    Paulinha, vc vai sozinha?
    Beijo

    • Responder Paula Sweetest Person Blog 12/05/2011 at 11:47 am

      Lara,
      Vou com uma amiga!!
      Bjos,

  • Responder Vicky 12/05/2011 at 12:07 pm

    Sem querer te desanimar, mas já jogando um balde de água fria, esses passes sao a maior perda de dinheiro se for viajar trechos pequenos, dentro dos países mesmo. Em Paris tem um passe de metro para turistas “Paris Visite” que custa 5x mais que o bilhete normal. A única vantagem desse passe é que te permite “furar fila” para entrada em museus. Em Londres, assim que chegar, vá a um guiche do metro e compre o Oyster Card (acho que ainda sao £3) e “carregue” o cartao com o travelcard só para a zona 1 e mais umas £15 para cobrir a diferenca caso voce saia da zona 1. Em hipótese alguma em Londres compre um passe para turista. Veja o preco das coisas no site http://www.tfl.gov.uk/ Caso queira ir a Greenwich, sugiro que vá ao cais que fica do outro lado da rua do Big Ben (nao atravesse a ponte!), acho que é Westminster Pier, e dali pega um barco para Greenwich e mostra o seu Oyster Card na hora de pagar, assim a passagem será uma fracao do preco. Mas pega o barco normal, nao entra num daqueles com bandeirinhas para turista que esses custam uma fortuna.
    Se voce gostar de jazz e blues posso te dar umas dicas. Aliás, posso te dar várias dicas se voce me disser o que gostaria de fazer por lá. Morei 9 anos em Londres, acho que conheco “um pouquinho” aquela terra. Amo demais! Se ainda estivesse lá, poderia te receber na minha casa e sairia contigo para mostrar tudo. Pena que estou nos EUA agora. 🙁
    Se voce for a Veneza eu posso te dar umas boas dicas também. Já morei por lá durante um ano, estudando sobre vinhos.

    De qualquer jeito, tem algumas dicas sobre Londres no meu blog. Vai lá dar uma olhada, e se quiser, entra em contato. Boa Viagem!

    • Responder Lia 12/05/2011 at 1:26 pm

      Concordo com a Vicky. O passe para turista aqui em Berlim, por exemplo, também é bem mais caro que os passes normais e não vale a pena de jeito nenhum. Por exemplo o welcome card de 3 dias custa 22,50 euros, enquanto o passe dos transporte normal por 3 dias custa 18 e o de 1 semana vale 26. E os descontos que o welcome card te dá é a maior furada.
      Em Amsterdam tb tem um cartão do estilo do oyster em londres. Vale a pena tb comprar.

      • Responder Vicky 12/05/2011 at 1:40 pm

        Na Itália também os trens funcionam super bem e muito mais baratos quando os bilhetes sao comprados no local (mas isso se nao estiverem em greve – o mesmo vale para a Franca – e nesse caso, nao se viaja nem de bilhete local nem de passe internacional, e é muito mais comum do que se pode supor). Um exemplo, uma vez eu fui viajar com uma amiga para Verona e Veneza. Eu já tinha morado por lá e sabia que os trens eram constantes, mas ela ficou meio neurótica e me pediu para ver o preco do bilhete online. No site da TraniItália, nao sei se porque estava usando um IP de outro país, mas só me dava o valor de 32E para essa passagem, e eu estava achando muito caro e esquisito. Eu nao comprei o bilhete online, a minha amiga sim. Chegando na estacao em Veneza eu comprei o bilhete para Verona por 1.50E… Depois disso a minha amiga passou a confiar mais nas minhas sugestoes.

        • Responder Paula Sweetest Person Blog 12/05/2011 at 3:04 pm

          To bege!!!

      • Responder Paula Sweetest Person Blog 12/05/2011 at 3:05 pm

        Lia,
        Temos 4 dias livres ainda, sem hotel marcado, nada.
        Vou tentar ir até Berlim, se conseguir, te aviso!!!
        Seria entre 11 e 14 de junho.
        Beijoo!!

        • Responder Lia 12/05/2011 at 3:54 pm

          OBA! Vem sim, vcs vão curtir e adoraria mostrar a cidade pra vcs.

    • Responder Paula Sweetest Person Blog 12/05/2011 at 3:07 pm

      nem me fala Vicky, só essa semana eu me dei por conta ds BAITA CAGADA que cometi…mas…agora é tarde pra lamentar. quis arrancar os cabelos pq esse passe-exu custou metade do valor da passagem de ida-volta-vôos internos….
      arghhh!!!!
      🙁

  • Responder Mônica 12/05/2011 at 12:19 pm

    Oi Paula!
    Pelo jeito você está munida de muita informaçao bacana sobre as cidades que você irá visitar, acho que isso é fundamental, saber se informar bem para nao entrar em furada e poder aproveitar ao máximo! Bem como já comentei em outro post algumas diquinhas do ver em Barcelona, aproveito para te dizer que nosso encontro está em pé, viu, me escreva que poderemos combinar os detalhes, isso claro se você quiser e tiver tempo.
    Se der certo o nosso passeio vou pensar em um roteiro bem legal!!!
    Beijos e bon voije!!!

    • Responder Paula Sweetest Person Blog 12/05/2011 at 3:06 pm

      Me escreve!!
      Chego em Barcelona dia 02/6 no fim da tarde, passo o dia 3 aí e no dia 4 cedinho pego um vôo pra Paris.
      Tenta deixar teu dia 03/06 livre pra gente passear!!
      Beijos,

  • Responder Lia 12/05/2011 at 1:20 pm

    Eu adoro pesquisar nos blogs de pessoas que moram na cidade que irei visitar, pq geralmente dão dicas boas e não aquelas pega-turista-desavisado, o site “spotted by locals”, que já me salvou em várias viagens e os guias da wallpaper.

    bjs

  • Responder Sabrina Kubo 12/05/2011 at 2:32 pm

    Oi Paulinha,
    Não sei qual é a duração da tua viagem, mas estarei na Holanda durante a primeira semana de junho. E em Paris na segunda semana.

    Rola encontrinho de leitoras do blog pra sacolar na Sephora ???

    hehehe!

    Beijos e boa viagem!
    Sabrina Kubo

    • Responder Paula Sweetest Person Blog 12/05/2011 at 3:03 pm

      Sabrina,
      Vou estar em Paris de 5 a 10 de junho!!
      Nos vemos?
      Bjo,

      • Responder Sabrina Kubo 12/05/2011 at 3:27 pm

        ohhhh! não… estarei em Paris de 13 a 19 de junho. E quando vai pra Amsterdã?

        • Responder Paula Sweetest Person Blog 12/05/2011 at 3:36 pm

          Amasterdam não sei ainda o dia exato…entre 10 e 14 de junho!

  • Responder Carol 12/05/2011 at 4:54 pm

    Oi Paula,

    se quiser dicas sobre Paris, Londres, Barcelona, Florença e Amsterdam, me manda um e-mail! Moro em Barcelona atualmente, já morei em Londres por 3 anos (e volto pra lá em agosto agora!). Amsterdam é porque já fui a turismo duas vezes e tenho uma amiga que vive lá… E o trabalho me faz ir a Paris e Florença com uma constância ENORME. 🙂

    E como parte do trabalho é levar compradores/equipes de criação a endereços “interessantes”… você já sabe né! hehehehhe.

    beijos e boa viagem!
    Carol

  • Responder Anahí 12/05/2011 at 5:39 pm

    Oi Paula, eu estou morando em Londres faz 2 meses!! Se puder marca um encontrinho com as leitoras!

    Beijos

  • Responder candida 12/05/2011 at 9:05 pm

    Olá,quanto tempo de viagem? Boa viagem! bjo

    • Responder Paula Sweetest Person Blog 13/05/2011 at 8:41 am

      1 mes!
      beijo,

  • Responder Janaína Miranda 13/05/2011 at 10:43 am

    Quero muitasssss dicas para Amsterdam e Londres, eim? Vou pra lá!

    Beijos!

  • Responder Claudia Amado 13/05/2011 at 11:05 pm

    Oi Paula, li todos os coments e fiquei passada pq ninguém te falou do Coneção Paris da Maria Lina que é um blog tudo de bom com dicas e guias super bem informados de Paris, passa lá e dê uma olhada ou consulte a Lina. Outro blog incrível é o da Drieverywhere da Adriana Setti tem tudo sobre Barcelona, ela hoje mora em Londres e é super para montar roteiros, enfim esses blogs de brasileiras que moram fora são um presente pra turbinar nossas viagens. Elas são generosas com as info e os coments são ótimos. Espero ter contribuido e espero que a sua
    trip seja muito feliz.
    Bjos

  • Responder Claudia Amado 13/05/2011 at 11:07 pm

    Haaa!!! Já ia esquecendo o novo formato ficou muito bonito.

  • Responder Cuca 15/05/2011 at 4:44 pm

    Ola Paula!
    Eu uso bastante o “Guia Criativo Viajante Independente na Europa” que eh um guia mais voltado para mochileiros, com varias dicas que vc nao encontra nesses guias convencionais! Eu moro ha 30 minutos de Amsterdam, me avise o dia que vc estara por aqui!!!
    Beijo e boa sorte!

    • Responder Paula Sweetest Person Blog 15/05/2011 at 4:45 pm

      ah q bacana!!! aviso sim!!!
      beijosss

  • Responder Isabella Rabello 15/05/2011 at 10:17 pm

    Os guias Frommers são maravilhosos! No Submarino tem quase todos, e em português. Recomendo!

  • Responder lili scachi 16/05/2011 at 5:14 pm

    Brooksfield Recoleta, o melhor preço que você pode encontrar em Buenos Aires.

    Brooksfield está localizado na Avenida Santa Fé 1633, o shopping ao ar livre mais importante e seguro de Buenos Aires escolhido pelos argentinos.

    Esta impactante avenida é caracterizada por apresentar inúmeras opções de estabelecimentos comerciais e de entretenimento, como restaurantes, cinemas, bares, cafés com mesas na calçada, lojas de música, galerias de compras, livrarias e marcas de primeira qualidade, como BROOKSFIELD, Nike, Puma, Adidas, Lacoste, La Martina e importantes lojas de venda de couro para homens e mulheres.

    Conhecer a Avenida Santa Fe é um passeio que você não pode deixar de fazer durante sua visita a Buenos Aires, porque além de conhecer o melhor centro de compras, você estará próximo dos principais e mais visitados pontos turístivos da cidade. 

    O que você mais gosta de Buenos Aires está na Avenida Santa Fé 1633. Esperamos por você em Brooksfield Recoleta!
    Tel (5411) 4811-5740 http://www.brooksfieldrecoleta.com.ar/newsletter/news.html

  • Responder Daniela Santos 16/05/2011 at 5:52 pm

    uuuaaaau!!! tantas dicas que fiquei até perdida hahaha
    Vou para amsterã e paris em setembro e super pretando atenção em todas essas dicas. Não entendi muito bem a questão dos passes e bilhetes com “descontos” que tal fazer um post com isso Paula?? Pode ser depois da tua viagem, com dicas vividas por vc e tudo.
    Beijosss a todas

  • Responder Aline 25/03/2014 at 4:30 pm

    Olá Paula
    Vou pra Europa em Maio e estou pesquisando as dicas de cada país.
    Adorei as suas!!
    Vou para Paris, Italia e Suiça.
    Por acaso estará em algum desses países em Maio?
    Seria ótimo encontra-la!!
    Bjs

  • Deixe seu comentário

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.