Quem já foi várias vezes para a França pode dar uma enjoada de Paris – eu, particularmente, dei. O país tem tanta coisa linda para se ver que é um pecado focar somente na Cidade Luz. Sim, ela é linda, exuberante, incrível, mas também pode ser uma pedra no sapato de quem não aguenta perrengues e filas eternas. Pegando um trem, dá para chegar relativamente rápido (3 horas) à região de Limousin.
A ‘capital’ da região é
Limoges, e hoje quero apresentar a vocês a
Maison Marçal, o
Bed&Breakfast de um
amigo muito querido da minha família, o
Sandro Marçal. A
Maison Marçal fica em
Saint Yrieix la Perche, na maior e uma das mais antigas casas desta
cidade medieval, que fica a
35km de distância de
Limoges. Um dos meus sonhos de consumo no quesito viagens é ficar uns dez dias direto numa cidadezinha dessas, conhecendo cada restaurante, cada café, cada lojinha…tudo com a maior calma e sem stress, fingindo ser uma local.
Pourquoi pas? 🙂




A cidade de
Saint Yrieix la Perche é famosa por ser o lugar no qual descobriram a substância usada para fazer
porcelana. Na Praça do Mosteiro (
Place du Moustier), com sua fonte, se encontra a maior casa da cidade medieval – a
Maison Marçal. É a casa ou o palácio Jarrige de la Molière, nome da família que habitava o lugar. Era também a residência do governador da cidade, representante do Rei, que era chamado de “Magistrado” (
viguier).
Um dos quartos do primeiro andar abrigou o jovem
Henrique de Navarra,
futuro Henrique IV, na noite da batalha de La Roche L’Abeille, vencida pelos protestantes em 25 de junho de 1569.
A história da região de Saint Yrieix começa na Idade do Ferro, cerca de 600 anos a.C.. Entre 1765 e 1768, o médico Jean-Baptiste Darnet e o boticário Villaris descobriram o primeiro depósito de caolin (caulinita) na França e uma fábrica real de porcelana foi estabelecida. Essa indústria trouxe fortuna a Limoges no século seguinte. Mesmo assim, Saint Yrieix manteve uma atividade significativa nessa área. Nos séculos XIX e XX, surgiram ainda a produção de bolinhos madeleine e uma indústria de impressão de âmbito nacional, que permanecem como grandes empregadores.
Quem quiser se hospedar por lá, mande um email para info@maisonmarcal.com – e diga que é leitora do Sweetest, para conseguir um belo desconto na diária: de 150 por 130 euros.
Sandro, parabéns pelo empreendimento. Mal posso esperar para ir conhecer!! ♥♥♥
13 amaram.
Escrevo o blog Sweetest Person desde 2007 e o Crônicas da Surdez desde 2010. Sou bacharel em Ciências Sociais pela UFSM, escritora e empresária. Moro no Rio de Janeiro e tenho 35 anos. Em 2013 lancei o livro Crônicas da Surdez (Ed. Plexus) e em 2015, Novas Crônicas da Surdez: epifanias do implante coclear (Ed. Plexus).
1 Comentário
Adorei a dica…muito bom variar… bjoooo