Literatura

Dica de livro: Os enamoramentos

01/04/2013

enam

 

Os enamoramentos, de Javier Marias. Ed. Cia das Letras. Média de preço: R$49,50.

María Dolz, uma solitária editora de livros, admira à distância, todas as manhãs, aquele que lhe parece ser o ‘casal perfeito’ – o empresário Miguel Desvern e sua bela esposa Luisa. Esse ritual cotidiano lhe permite acreditar na existência do amor e enfrentar seu dia de trabalho. Mas um dia Desvern é morto por um flanelinha mentalmente perturbado e María se aproxima da viúva para conhecer melhor a história. Passa então de espectadora a personagem, vendo-se cada vez mais envolvida numa trama em que nada é o que parecia ser, e em que cada afeto pode se converter em seu contrário – o amor em ódio, a amizade em traição, a compaixão em egoísmo. A história, narrada em primeira pessoa por María, sofre as oscilações de seus estados de espírito, de seus ‘enamoramentos’, evidenciando que todo relato é tingido pela subjetividade de quem conta. Ao mesmo tempo, a presença incômoda dos mortos na vida dos que ficam é o tema que perpassa este romance, à maneira de um motivo musical com suas variações.

Um trecho:

“”Não podemos pretender ser os primeiros, ou os preferidos, somos apenas quem está disponível, os restos, as sobras, os sobreviventes, o que vai ficando, os saldos, e é com esse pouco nobre que se erigem os maiores amores e se fundam as melhores famílias, disso provimos todos, produto da casualidade e do conformismo, dos descartes e das timidezes e dos fracassos alheios, e mesmo assim daríamos qualquer coisa às vezes para continuar junto de quem resgatamos de um sótão ou de um leilão, ou tiramos a sorte nas cartas ou nos recolheu dos detritos; inverossívelmente conseguimos nos convencer dos nossos fortuitos enamoramentos, e são muitos os que crêem ver a mão do destino no que não é mais que uma rifa de vilarejo quando o verão já agoniza…”

11 amaram.

Você também poderá gostar

2 Comentários

  • Responder Debora Teixeira 02/04/2013 at 11:20 pm

    Paula, suas sugestões são ótimas, vou comprar hoje!
    Parabéns por tudo.
    Bjs

  • Responder Harumi 04/04/2013 at 9:31 pm

    Olá!
    Comprei o livro. Você sempre dá boas sugestões de literatura no seu blog e super me ilumina quanto ao próximo livro da minha lista. Continue postando dicas de bons livros e com certeza me manterei uma leitora fiel.
    Parabéns pelo blog!!!

    Harumi.

  • Deixe seu comentário

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.