Dicas de viagem Viagem

Dica de Lisboa: Grapes&Bites no Bairro Alto

15/06/2012

Memórias sentimentais de viagens precisam envolver comida e bebida. Malzaê, mas é assim que funciona. Penso em Mykonos, me vem o Avil Il Thoudori à cabeça. Penso em Londres, Jamie’s Italian. Penso em Florença, Osteria Santo Spirito. Penso em Buenos Aires, me vêm uns dez restaurantes! Em Lisboa me apaixonei completa e perdidamente por um lugar aconchegante, delicioso e encantador chamado Grapes&Bites.

Fica, é claro, no Bairro Alto, na subidinha da Rua do Norte. Não lembro o que foi que me fez sentir vontade de entrar justo nele na primeira noite em Lisboa, mas foi paixão ao primeiro gole de vinho do Douro. Estando em Paris chega a ser patético dizer o quanto o povo português é educado e caloroso (aqui a gente se acostuma a ficar feliz se o garçom não atira o prato na mesa, é deprimente), mas fomos extremamente bem atendidos e tratados no Grapes&Bites. Vou indicar esse lugar pelo resto dos meus dias, porque só de pensar nele me dá um aperto no peito e chego a lembrar dos berros do cantor de fado de um showzinho que fui (não lá) que era a encarnação jovem e portuguesa do Roberto Carloe e seu indefectível blazer branco. Saudade define!!!

A gente chegava cedo e, em quinze minutos, a casa lotava!! Era tudo muito barato, muito gostoso e farto. Quem nos atendia era o garçom da foto abaixo (esqueci de perguntar o nome dele) e o cara manjava muito de vinhos – nos indicou um melhor que o outro!!! O ambiente era informal e reconfortante, algumas mesas eram feitas com tonéis de carvalho. Sabe aquele tipo de lugar que você entra e só quer ir embora lá pelas seis da manhã? Pois é!

Os petiscos (bites) eram um show à parte. Dêem uma olhada boa na foto abaixo: no cantinho à esquerda tem um queijo de cabra que vinha derretido. Era mergulhar uma uva nele, dar uma mordida e ir direto pro céu! Vivíamos pedindo tábuas de frios e foi lá que comemos as melhores azeitonas temperadas da viagem toda – e olha que eu poderia ter virado uma lata de azeite de oliva de tannnnta azeitona que comi hein!

Grande beijo pro pessoal que abriu esse estabelecimento. Me dói pensar que ao voltar pra casa não vou encontrar nada meramente parecido para relembrar das noites maravilhosas que passamos lá. Anotem aí: Grapes&Bites é parada OBRIGATÓRIA estando em Lisboa.

Grapes&Bites: Rua do Norte, n.81, Bairro Alto, Lisboa.

11 amaram.

Você também poderá gostar

6 Comentários

  • Responder Milis 15/06/2012 at 9:41 pm

    Hmmmmm, que delícia que parece essa lugar!!! Cada aperitivo, heim… Fora que o ambiente parece ser super gostoso também… Pena que não entrei aí quando estava em Lisboa, hihihi!
    Beijinhos!

  • Responder Débora Motta 16/06/2012 at 12:13 am

    Paulinha, em Setembro baterei ponto lá certo!
    Só me dá uma dor no coração por odiar azeitonas. Juro que queria gostar! Mas fazer o quê? Está no Meu DNA! Rss!
    Essse é o tipo de lugar que me encanta.
    E a frase que abre o post é a mais perfeita ever!
    Pelo menos para mim também, comer e beber bem em viagens é fundamental.

    Quero saber é quando vens a Porto Alegre visitar as amigas???!!!
    Beijão.

  • Responder Greize 16/06/2012 at 6:50 pm

    Adoro azeitonas e azeite, ia ficar louca!!!
    Bjão

  • Responder Renata 08/08/2012 at 11:07 am

    amei esse post e fui lá conferir no final de junho, assim q postou e realmente foi uma delícia de noite 🙂
    seguidora fiel agora !
    bjks e sucesso Paula,

    • Responder Paula Sweetest Person Blog 08/08/2012 at 2:07 pm

      Que máximo, eu amooo aquele lugar.
      bjos,

  • Responder Grapes & Bites no Bairro Alto em Lisboa 02/06/2017 at 3:47 pm

    […] Voltar a Lisboa cinco anos depois com a minha avó outra vez foi emocionante, e é claro que nós precisávamos apresentar ao Lu nosso restaurante de estimação: Grapes&Bites. Tem post sobre ele escrito em 2012 aqui. […]

  • Deixe seu comentário