Sweetest Things

6 coisas que ninguém aguenta mais em blogs de moda

03/02/2016

Amo navegar na internet mas nos últimos tempos fico com sono das velhas fórmulas repetidas que não funcionam mais e o povo seeegue insistindo.

Look do dia

Acho que não existe nada mais datado, cansativo e boring do que look do dia em pleno 2016. Isso nasceu lá em 2009, estourou com os fotógrafos de street style e depois disso perdeu completamente o propósito quando a geral percebeu que era tão falso quanto uma notinha de 15 reais. Você dificilmente vai ver look do dia autêntico, que a pessoa de fato comprou a roupa e usa – 95% deles são presentes das marcas ou a pior opção de todas, que é pegar emprestado pra tirar LD fake. Não vejo maneira alguma de me inspirar em look do dia do jeito como as coisas andam há muuuuito tempo. Lembro que antigamente a gente montava um lookzinho despretensioso e legal e postava, e era aquilo de fato que usávamos no dia-a-dia. Mas o que dá mais sono é gente que definitivamente não tem carisma pra look do dia (algumas cometem todos os pecados acima mas têm carisma) e insiste em fazer. Look do dia já deu. Inventem algo novo pelamordedels.

Poses sempre iguais – e cafonas de doer

A criatura é baixinha e tira foto na ponta dos pés sempre. A criatura malha e tira selfie no espelho da academia todo-santo-dia. A criatura chama o fotógrafo parceiro e tira uma série de 20 looks fake em frente ao próprio prédio. A criatura põe as mãos na cintura e faz bico de pato e chupa as bochechas pra parecer mais magra. A criatura sabe os ângulos certos pra parecer ter 10kg a menos. A criatura faz aquela pose estranha olhando pra baixo. A criatura faz ensaio sensual na pracinha da cidade. Pernas photoshopadas até dizer chega. Quem aguenta?? Eu, não.

Abre alas pro jabá

Que fique claro: não tenho NADA contra ganhar dinheiro com internet, acho o máximo quem trabalha e se sustenta exclusivamente com isso. Mas tem jabás que sangram os olhos de quem lê. Tipo, a pessoa só usa Kérastase mas alardeia os benefícios milagrosos da Pantene. Ou, pior, só usa cremes La Mer e afins e vem querer me fazer engolir a mágica do Bepantol. O problema de ganhar $$ na web é que às vezes o povo perde a noção do ridículo. Associar a sua imagem – que pressupõe credibilidade y otras cositas más – a algo que você não usa, não gosta e não compra só porque ‘pagando bem, que mal tem’ é um mico. Ou melhor, um King Kong.

Achados de fast-fashion

Taí um paradoxo muito louco. Blogueiras incensadas que só fazem pose de marcas ‘top’ de repente sem mais nem menos postam achadinhos de lojas de fast fashion. Fala sério né, amiga? Você nunca teve um cartão Renner, C&A ou Riachuelo e quer fazer a gente achar que gasta a sola dos seus Loubies nesses lugares! Hahahaha!! O negócio é que Chanel, Dior e cia não dão desconto, não têm outlet em Miami e nem anunciam em blogs, ou seja, teeeem que agradar azamigue das fast fashion brazucas que são elas que bancam o dindin pedido no midiakit. Coerência, que tal? Só um pouquinho não faz mal. PS: entrei na Riachuelo uma vez e quase desmaiei com os preços das peças paraguaias/chinesas da coleção de uma blogger. Ahhh, também tem a versão ‘farmácia gringa’ dos achadinhos de fast fashion, rsrsrsrs. Pessoa só usa marcas de beauty poderosas mas pra parecer gente-como-a-gente simula uma compra de marcas baratex. Ai, ai. Vamos deixar esses achadinhos pra quem efetivamente compra em fast-fashion e faz uma curadoria de garimpo vida real (sem geralmente receber nem cupom de desconto por isso)?

Autodenominação: digital influencer

Eu perco o respeito no ato quando leio na bio de alguém ‘digital influencer’. Especialmente quando a pessoa é tudo menos isso, hahaha. Você consegue imaginar algum verdadeiro fodão do mundo dos negócios ou da internet se apresentando desse jeito tosco? “Oi, eu sou digital influencer!” Hellooooo, como diria Adele. Tenho vergonha alheia de quem faz isso e não consigo evitar.

Blogueira que se leva muito a sério

Esse lance de “Profissão: blogueira” só é real para um grupo muito pequeno de pessoas – estas não se levam muito a sério porque o alcance do trabalho fala mais alto. E se esse pequeno grupo é simples e low profile, o que dizer de quem enche a boca pra falar que é blogueira ou – essa dói – que tem um blog? Hoje em dia TODO MUNDO tem um blog. Grandes mierdas. Quando você age como se suas dicas de moda fossem a coisa mais preciosa da terra, minha filha, eu fecho a sua aba e não volto nunca mais.

203 amaram.

Você também poderá gostar

36 Comentários

  • Responder Clavia Castilhos 03/02/2016 at 6:17 pm

    FALOU T-U-D-O!!! hahahahah E o pior ainda é quando escrevem: – Tal coisa tem que ter!!!! Oiiii??? Meio que cansei deste mais do mesmo!!!

  • Responder Mariana 03/02/2016 at 6:35 pm

    kkkkk adorei!

  • Responder Mariana Vasconi 03/02/2016 at 7:01 pm

    AMEI! Sempre falei pras minhas amigas que quando leio esse negócio de “digital influencer” no perfil uma parte do meu cérebro morre. Não imagino a Débora Secco colocando no perfil “atriz famosa”, porque raios alguém tem que colocar digital influencer?

    Ótimo texto!

    Beijos,

    Mari

  • Responder Dri 03/02/2016 at 9:18 pm

    Excelente, Paula!! Mas tem outra coisa que mto me irrita, principalmente nos IGs, a blogueira só posta junk food, mas está cada dia mais magra e sarada. Queria saber qual a mágica!!!! rs

  • Responder Kitsch Chic (Carol) 03/02/2016 at 10:04 pm

    Concordo em tudo Paula. É uma pena que a maioria é cega e quem faz sucesso e tem audiência são justamente esses tipos de blogs. Cadê a lógica? Se tá todo mundo cansado mesmo, esses blogs deveriam estar perdendo seguidores, mas não… estão lá com seus milhões. Isso desanima demais quem tenta fazer conteúdo diferenciado ou pelo menos que seja honesto e sincero com seus leitores. Triste 🙁

  • Responder Tamirez Santos 04/02/2016 at 10:42 am

    Fazia tempos que não passava por aqui, Paula. Confesso! (sou aquela cidadã que usou seu blog como objeto de estudo no TCC)

    E tenho que dizer que fico feliz em ver um post assim e concordo plenamente. Acho super engraçado ver as blogueiras/vlogueiras contando que hj vão sair pra fotografar 6 looks. Mas pera ai, não é o look do dia? Você não vai usar esse negócio de verdade? E a resposta normalmente é não.

    Naquela época e até 2013 eu lia muitos blogs assim, mas começou a ficar hiper repetitivo e parei. hoje acompanho um número bastante diminuto de ” influenciadoras”, que pouco me influenciam, já que vivo de fast fashion e maquiagem de farmácia!

    Acho que estamos precisando de uma leve reformulada nesse aspecto.

    Beeijo
    http://resenhandosonhos.com

  • Responder Denise 04/02/2016 at 4:04 pm

    Hahaha… E daqui a pouco os pirralhos pentelhos do Instagram vão escrever: segue! sou digital influencer… ZzZzz

  • Responder Renata Ruiz 04/02/2016 at 4:12 pm

    Paula, você falou tudo o que estava na minha cabeça há tempos! Simplesmente AMEEEIII!

  • Responder Helena 04/02/2016 at 5:28 pm

    E bem isso Paula, por isso que adoro suas materias, tu e muito justa e honesta no que fala!

  • Responder Luciana Varejão 04/02/2016 at 6:15 pm

    Cho-rei-de-rir!!!

  • Responder kika GALHARDO 04/02/2016 at 10:57 pm

    VERDADE!

  • Responder poliana Vidal Krauze 04/02/2016 at 11:10 pm

    Eu n concordo com absolutamente NADA olha só uma pergunta: vc q escreveu esse post ganha a vida é se sustenta com blog e canal? Como nina secrets, bianca Andrade, taciele acolea e etc…. Elas fazem look do dia e eu adoro. Agora se vc n gosta n quer ver faz o seguinte: é só n olhar e pronto problema resolvido, elas tão postando coisa que vc diz n gostar e tão ganhando o sustento delas mesmo vc aí criticando e falando ladainha… Se n gosto exclui o comentário. É só minha opinião. Vc falo a sua e eu a minha!

  • Responder Lidiane Soares 05/02/2016 at 12:42 am

    hahaha AMEI, eu não acompanho muito blogs de moda pois sou da fotografia, livros e textos. Além disso uso roupas mais baratinhas que cabem no bolso e combinam com meu estilo, dessa forma esses looks do dia super forçados realmente não entram na minha cabeça. Um beijo e ri muito com teu post parabéns!!!!
    blogpolimania.wix.com/polimania

  • Responder Andréia Campos 05/02/2016 at 1:33 am

    Acho que muita coisa que você disse se resume a ser falso com o público ou incoerente nas postagens. Isso é muito complicado mesmo!
    Agora sobre look do dia… É muito engraçado pq eu também não sou fã, nem lembro normalmente de tirar fotos minhas para esse tipo de post. Mas é curioso que quando eu posto, e fiz super pouco mesmo, mas bomba de visualizações! Por incrível que pareça, e por mais saturado que esteja esse tipo de post no mercado, ele traz muita audiência, e acho que é por isso que ainda tem tanta gente fazendo…

    Beijos! 😉
    Andréia Campos
    http://petitandy.com

  • Responder Sol Oliveira 05/02/2016 at 6:22 am

    Você foi impiedosa mais eu gostei rss! Você teve a coragem de dizer o que muitas colegas mascaram e não teem coragem de dizer e por isso me conquistou! Seguindo seu blog! Beijos!

  • Responder Jhennifer Sandy 05/02/2016 at 8:30 am

    Paula eu adorei tudo o que vc falou, sou blogueira também e confesso que sim já cometi alguns desses deslizes, (não todos) embora ultimamente eu tenho preferido não postar nada do que postar besteira. Adorei tudo o que vc falou e acho que muitas blogueiras, principalmente algumas “Famosinhas” deveriam ler, eu não sou ryycaa, não sou famosinha, e nem vivo de internet (embora gostaria) mas como vc disse, eu acho horrivel quando vejo uma blogueira que agnt sabe que só usa produtos extremamente caros e de marca, falando q usa pantene, gilete ou qlqr um desses produtos que agnt encontra no super mercado e que agnt sabe que é mentira que não usa nada, acho que realmente deveriam deixar esse tipo de “publi” pra quem realmente pode falar com propriedade sobre isso!
    Enfim adorei a matéria!

  • Responder Gabriela ROdrigues 05/02/2016 at 10:16 am

    O que eu acho é o seguinte : cada um tem/ terá um público foco então cada um posta o que quer! Não quero começar uma briga na internet porém gente se não gosta não precisa tentar expor ao ridículo o que você não gosta! Que foi o que eu achei que você tentou fazer nesse post , você tentou dizer que os posts de algumas blogueiras não valem nada o que não é verdade POIS CADA UM TEM SEU PÚBLICO E SEU OBJETIVO COM O BLOG.Então da próxima vez que for criticar,critique de forma correta e não tentando expor suas opiniões na forma de querer os outros expostos ao ridículo para que tá feio!

  • Responder Jane 05/02/2016 at 11:52 am

    Adorei!! Falou tudo o que eu penso e acredito. Deixei de ler alguns blogs exatamente porque a blogueira perdeu toda a credibilidade comigo. Exemplo: “sim, se você forçar dá pra usar a botinha de inverno”, isso, em uma cidade que possivelmente nem sabe o que é inverno de tão quente que é. E “essa escova faz maravilhas pelos cabelos e custa só 100 dólares”! Não dá né!!

  • Responder Ana Laura Queiroz 05/02/2016 at 12:39 pm

    Verdades e mais verdades. Infelizmente muitas dessas pautas continuam em alta porque pelo que vejo, tem gente lendo. E digo infelizmente não só pelo nível da pauta, mas também pelo nível de leitores que acabamos percebendo que existe.
    Morro de saudades do tempo em que podíamos “blogar” somente porque gostávamos de escrever, ler e compartilhar… sem mimimi, sem esse monte de gente querendo se intitular escritor, autor e digital qualquer coisa…

    Mas pelo jeito, é essa palhaçada toda que se lê pela internet hoje dia que vende, que o mercado quer. Prova disso estão os livros de “youtuber” mostrando MAIS UMA VEZ a sua vida ou experiência nesse meio…

    Enfim, cansei das futilidades tanto quanto dos mimimis. Passei a selecionar algumas pessoas para ler e acompanhar e continuo escrevendo e falando o que tenho vontade nos meus espaços.

  • Responder Daniele 05/02/2016 at 3:58 pm

    Como já disse: vc não merece Palmas, merece o Tocantins inteiro! É mt bom ler assim coisas que vc acha que passam só pela sua cabeça. Eu não sei o que é pior: as poses e pezinhos de brogueira, “dicas amigas” ou look do dia – mas que o Digital Influencer é um chute doído, isso é!

  • Responder Ana Dib 06/02/2016 at 8:40 am

    Nossa! Nunca comentei em nenhum blog, mas ADOREI este post. Realmente me sinto um peixe fora d’água quando vejo alguns desses blogs. É muita exposição e muita bobagem. Todas temos um lado mulherzinha, mas como é bom ler coisas que realmente nos façam pensar! Parabéns,👏

  • Responder Cris Cardoso 06/02/2016 at 4:19 pm

    Nossa.. Eu tinha deixado um comentário imeensooo porque vim na hora que recebi a atualização no Face mas minha internet aqui no Rio tá tão sofrível que nem sei se o servidor entregou. Basicamente, concordei demais com os pontos que você abordou e levantei a questão que a Carol (Kitsch Chic) também observou. No fundo, não vejo problema em ter look do dia se a proposta da pessoa é essa e se a audiência dela adora mas critico veementemente a mentira e o jabá enrustido que dissemina uma falsa ideia que é absorvida, sem saber, pela maioria. Beijão!
    http://criscardoso.com

  • Responder Karene Rodrigues 07/02/2016 at 7:57 pm

    Você só disse, o que a GRANDE maioria pensa. O blog perdeu a essencia, e as pessoas, acham, que só porque meia dúzia, estão a todo momento nas redes comandam os blogs ! Não aguentava mais, ver do mesmo, sempre ! Por isso, não sigo mais (salvo raras exceções: você, Coisas de Diva, Hoje eu vou Assim Off)!

  • Responder Nana 09/02/2016 at 10:28 am

    Eu morro de preguiça com blogs de moda. Às vezes, aparecem umas no meu pedindo follow… affff

    Bj e fk c Deus.
    Nana
    http://procurandoamigosvirtuais.blogspot.com

  • Responder Roberta Maia 16/02/2016 at 9:16 pm

    Oi Paula, interessante o seu ponto de vista. Na minha percepção, um bom profissional vai acabar se destacando, independente da saturação do seu mercado ou não. Uma situação dessa obriga a pessoa a ser mais criativa e inovadora, o que acho ótimo!

    Parabéns pelo seu conteúdo sempre coerente e autêntico!

    • Responder Paula Pfeifer Moreira 24/02/2016 at 12:52 pm

      Obrigada Beta!
      Beijosss

  • Responder Manu 17/02/2016 at 7:49 am

    Faltou incluir aquela frase: “tem mais no snap” ZzZzZz

  • Responder Vivi lemes 23/02/2016 at 10:56 am

    Eu sei de uma blogueira que amo e faz looks do dia reais com roupas da Renner/C&A, Riachuelo que ela usa MESMO: http://www.marianasantarem.com.br, pra quem quiser conhecer!! Amei o texto, acho que disse o que tava engasgado há muito tempo pra várias meninas. Bjss
    http://www.vivendovivi.blogspot.com.br

  • Responder Mari Freitas 05/03/2016 at 4:34 am

    Quando você vai escrever um livro sobre moda?

  • Responder Diana 09/03/2016 at 1:22 pm

    Arrasou, Paula! Sinceramente, eu deixo de ler. Mas, acho que sou exceção e a maioria adora, porque as gatinhas estão cheias de dinheiro.

  • Responder Vanessa Mello Nedel Yoda 14/03/2016 at 2:56 pm

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Posso te amar muito depois desse post? kkkkkkkkkk Eu tive blog e desisti pq fui estudar para concurso, recentemente já concursada, resolvi que queria ter de novo só p compilar dicas de coisas que realmente faço, fiquei com preguiça e larguei…a sensação que tinha era que não tinha nada de novo pra falar….aí que hoje o que faço é dividir no instagram o que acho bom, e a maravilha disso, é que posso falar bem e mal de verdade, pq não sou paga por ninguém, e fora minhas amigas( que se importam com minha opnião) NINGUÉM me conhece, sendo assim ajudo mais pq sou mais honesta…tá muito chato esse trem de todo mundo falar de um produto pq ganhou p isso…etc etc…tudo q vc já falou…! Amei!

  • Responder Ana Carolina 18/03/2016 at 4:33 pm

    Concordo com tudo que disse, muito do que se encontra nesses blogs são modinhas que na verdade já estão ultrapassadas, quase não se vê alguém que seja original!!

  • Responder Pri Ávila 13/05/2016 at 5:48 pm

    Paula… eu perambulo por diversos blogs há milhares de anos e NUNCA, sério, NUNCA na minha vida de leitora li tantas verdades sobre os blogs de hoje em dia.

    Por mais que ler sobre maquiagem, roupas, tendências, seja algo extremamente legal e a gente viva buscando opiniões sobre bons cosméticos e tudo mais, enche o saco ler o blog de diversas meninas, que se dizer MEGA OCUPADAS por que a rotina de blogueira não é fácil não.

    Não querendo desmerecer qualquer profissão, mas quem dera se todos nós tivéssemos a “correria” de montar look do dia, fazer tutorial de maquiagem e viajar a cada 20 dias pro exterior, de graça, em oferecimento de alguma marca.

    Não é inveja minha, não… Mas é uma realidade não realidade que elas gostam de expor, como se isso fosse algo extremamente possível e acabam encorajando milhares de meninas a fazer o mesmo.

    Boring, boring, boring.

    AMEI SEU BLOG! Não sei como nunca te achei nesses garimpos pela amada web.

    Voltarei sempre! ;*

    • Responder Paula Pfeifer Moreira 16/05/2016 at 4:57 pm

      Seja bem-vinda 🙂

  • Responder V43 19/08/2016 at 1:34 am

    HAHAAHAHAAHA mto verdadeeeeee, tem uns que extrapolam.

  • Responder 10 coisas que ninguém aguenta mais no Instagram 18/01/2018 at 1:53 pm

    […] 2016 escrevi um post chamado 6 Coisas Que Ninguém Aguenta Mais em Blogs de Moda. Em 2018, chegou a hora de escrever sobre o que ninguém aguenta mais no Instagram, a rede social […]

  • Deixe seu comentário