Beleza Cabelo Dermatologista

Cabelo oleoso: existe solução?

13/10/2011

“Não adianta reclamar junto ao Papai do Céu ou esconjurar até a vigésima geração de ancestrais. Existe só um culpado para o cabelo oleoso: A GENÉTICA. É por determinação dela que as glândulas sebáceas do couro cabeludo entram em hiperatividade e produzem uma secreção de sebo maior que a necessária, deixando o cabelo com aspecto gorduroso, pesado, sem volume e com aparência de sujo ao final do dia. Alterações hormonais e o stress (que no final acaba causando um desequilíbrio hormonal) podem piorar o caso ainda mais.

Mas se não há cura para o problema o que fazer além de raspar os cabelos ou descobrir como nascer de novo? Fácil: tratar esse mal das trevas. Cabelos oleosos exigem limpeza diária (na medida do viável), com shampoo especifico para o problema, pois eles limpam sem ressecar muito os fios. Uma dica: geralmente esses shampoos são claros, transparentes e com ativos adstringentes. Shampoos com aspecto encorpado e/ou perolado, na sua grande maioria, não são indicados para cabelos oleosos. Pode-se utilizar ainda,  uma vez por semana, shampoo anti-resíduos para uma limpeza mais profunda.

Nunca passe condicionador, creme para pentear ou máscaras de tratamento capilar próximo à raiz do cabelo: faça um rabo-de cavalo imaginário. Utilize o produto do rabo-de-cavalo em direção as pontas. Nada de ficar “checando” o estado do cabelo toda hora: a massagem (intencional ou não) do couro cabeludo estimula ainda mais a produção de oleosidade. Escovar o cabelo toda hora também não pode. Mas quando necessário, desembarace as pontas e escove os cabelos da raiz às pontas, para tentar espalhar o óleo produzido pelo couro cabeludo.

E no inverno (maldição!), nada de tentar disfarçar a oleosidade com touca/boina/chapéu: isso também só faz o caso piorar. E claro, não podia faltar, a regra básica de todo inverno: NUNCA utilize água quente (pelo menos no couro cabeludo), pois ela resseca o couro cabeludo, estimulando o mesmo a produzir ainda mais sebo (o tal efeito rebote). Se além da oleosidade excessiva, existir um aumento na queda dos fios de cabelo (o normal é em torno de 150 fios/dias – mas quem conta?) ou o couro cabeludo apresenta vermelhidão e/ou descamação, uma avaliação e tratamentos adicionais podem ser necessários.

           Dicas de shampoos:

  •  Kérastase Spécifique Bain Clarifiant
  •  Wella Lifetex Balenced Anti-Grease
  •  Kerium Caspa do Couro Cabeludo Oleoso, La Roche-Posay
  •  Kerium Xampu Neutro de Uso Diário, La Roche-Posay
  • Node DS xampu anticaspa, Bioderma
  • Shampooing sec Séborégulateur à l’extrait d’ortie (shampoo seco com extrato de urtiga), Klorane “

Raíssa Londero Chemello
Médica Dermatologista/Mestre pela UFRGS/CRM-RS 27193

PS: Comprei 3 versões do shampoo Kerium da La Roche-Posay. O melhor preço que encontrei foi na Kerala, e o melhor é que as donas da loja são leitoras do Sweetest e nos ofereceram 10% de desconto na compra de dermocosméticos e maquiagens. Para conseguir, acesse a loja através desse link. Encontrei uma infinidade de produtos da La Roche-Posay, Vichy e Roc lá! Vou postar sobre os shampoos Kerium na semana que vem!

19 amaram.

Você também poderá gostar

9 Comentários

  • Responder Pincel de Base 13/10/2011 at 12:25 pm

    Um também ótimo e bem mais em conta que o Kerium é o Pilexil também encontrado em farmácias, maravilhoso eu sempre alterno com o Kerium o resultado é certo!!!

  • Responder Barbara Resende 13/10/2011 at 12:32 pm

    Adorei o post, porque meu cabelo nunca esteve numa fase tão difícil. Fui na dermatologista e ela me indicou esse Kerum, estou testando ainda,mas não sei, não fez muito efeito não…achei que no banho ele resseca muito o cabelo e depois de seco, não melhorou lá essas coisas a oleosidade…vou tentar esse da kérastase.

    bjs!

  • Responder Tatiana 13/10/2011 at 12:33 pm

    Oii,
    Tava visitando alguns Blogs e passei por aqui 🙂
    Cabelos oleosos é uó…fica todo grudado na cabeça. O jeito é aumentar as lavagens, assim como usar os shampoos apropriados!!
    Qdo puder, passa no D’Allure!
    Beijosss

  • Responder Bárbara Degrandi 13/10/2011 at 6:46 pm

    Pegou pesado na foto ilustrativa, hein Paula! Te falo em cabelo seboso!!!! rsrs
    As Degrandi costumam sofrer desse mal e depois que comecei a usar o cabelo mais curto parece que piorou. Talvez pq eu passe o tempo todo mexendo nele. Tô usando um shampoo da Helcla e acho que tá funcionando, já não preciso lavar o cabelo todos os dias 🙂
    Bjs!

  • Responder Milis 13/10/2011 at 8:45 pm

    O meu cabelo é o extremo oposto… Seco que só! Se eu quiser passar uma semana sem lavar no inverno, ele continua lá, firme e forte, HAUHAUHAUHAUHA! A questão é que eu não quero, né… HAUHAUHAUHA!
    Beijinhos!

  • Responder Déb 13/10/2011 at 10:35 pm

    Oi!
    Acessei Kerala pelo link e direto pelo site… os preços não mudaram…
    Pode conferir como se obtem mesmo o desconto?
    No aguardo!

    • Responder Paula Sweetest Person Blog 14/10/2011 at 9:22 am

      Deb, ta certinho sim!!
      Inclusive falei com as meninas da Kerala, ta tudo ok!
      Bjos,

  • Responder Malice Miller 18/10/2011 at 9:12 pm

    Meninas de cabelo oleoso vocês podem LAVAR o cabelo e pá: ele fica bonito! Meu cabelo é seco, quebrado, uma “cafuringa”, não tem lavagem que dê jeito, só muita hidratação, creme, salão e outros quetais e… cadê dinheiro e tempo pra isso? Acabo ficando de cabelo feio… 🙁

  • Responder Ana 26/10/2011 at 12:59 pm

    Meu cabelo é mega oleoso, se uso um xampu “comum” quando tomo banho pela manhã, por volta das 16h já está um horror, grudado na cabeça! Tenho usado o xampu para “cabelos excessivamente oleosos” da QE há uns 3 anos e foi A descoberta! Ainda preciso lavá-lo diariamente, mas agora pelo menos ele chega até o final do dia digno.
    Beijos Paula.

  • Deixe seu comentário

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.