Beleza Dermatologista

Toxina botulínica: indicações e benefícios

29/09/2011

“O uso da toxina botulínica na dermatologia cresceu rapidamente nos últimos anos, e atualmente é o procedimento cosmético mais realizado nos EUA. Essa toxina é produzida por uma bactéria (Clostridium botulinum) e promove, através da inibição da acetilcolina, a paralisia do músculo tratado (o que na real interessa), evitando e/ou atenuando as famosas rugas de expressão, o que deixa o rosto com umaaparência mais jovem e descansada.

O efeito da toxina na dermatologia , como tantas outras coisas na medicina, foi descoberto ao acaso: os médicos Carruthers estavam usando a toxina em pacientes com uma doença em que a pessoa fica piscando o olho sem parar e perceberam que os pacientes ganhavam um bônus após o tratamento: ficavam com uma aparência mais jovem, com menos rugas.

A aplicação da toxina botulínica é um procedimento seguro, liberado pelo FDA (americano) e pelo Ministério da Saúde no Brasil. Botox®, Dysport®, Prosigne® e Xeomin® são os nomes comerciais da toxina.

A aplicação da toxina deve ser realizada apenas por médicos e pode ser feita no consultório. A substância é injetada em pontos específicos dos músculos responsáveis pela mímica facial que estão causando as rugas. Estes pontos são selecionados de acordo com as características de cada pessoa, assim como a dose necessária para se obter o efeito desejado deve ser determinada individualmente – o que evita o famoso efeito “cara-congelada”. Os principais pontos de aplicação são a região frontal (testa), a glabela (entre os supercílios) e região peri-orbitária (“pés de galinha“), alem do pescoço, para o “efeito Nefertiti”.

O tratamento é praticamente indolor, porém, para aumentar o conforto do paciente pode-se usar um creme anestésico local antes da aplicação da toxina botulínica. É recomendado permanecer 4hs sem abaixar ou deitar a cabeça e evitar esforços físicos por um período de 24 horas. Os resultados começam a aparecer em cerca de 48 horas e atingem o efeito máximo em 2 semanas. O procedimento deve ser repetido a cada 4-6 meses para a sua manutenção. Este tempo pode variar de acordo com cada pessoa e o procedimento pode ser repetido diversas vezes. E a parte boa: a toxina botulínica pode ser aplicada ainda na terceira década de vida, pois algumas pessoas tem músculos muito fortes e podem ter aparecimento de marcas de expressão muito cedo, mesmo logo após os 20 anos. Aliás, em pessoas muito velhas, as marcas são mais profundas e geralmente necessitam de tratamento complementar com preenchimento (entre outras coisas), mas todas as idades podem obter benefício para a aparência com este tratamento.”

  Raíssa Londero Chemello
Médica Dermatologista/Mestre pela UFRGS/CRM-RS 27193
Physalis Dermatologia
Rua Professor Braga, 28 – junto à Gyneclinica – Santa Maria, RS
 Tel: (55) 3221 2838.

Gurias, agora eu (Paula) pergunto: quem já fez e o que achou deste procedimento? Tenho músculos fortes e rosto muito expressivo (faço muuuitas expressões faciais diferentes enquanto falo) e estou com vontade de fazer. Por tudo o que já li a respeito, entendi que o Botox é preventivo, para pessoas na faixa etária de 30 anos – mas quando falamos essa palavra muita gente diz “ah, você não precisa“, “ah, vai ficar igual à Nicole Kidman“. Só que não é por aí – aquela expressão de múmia só ocorre com quem pega pesado não só no Botox, mas também nos preenchimentos e etc.

*Material de divulgação comercial do Dysport que encontrei no Google Images, meramente ilustrativo, que mostra os efeitos da toxina.

Quem quiser dividir sua experiência com o procedimento, por favor, me conte nos comentários.

22 amaram.

Você também poderá gostar

45 Comentários

  • Responder candida 29/09/2011 at 10:33 am

    Já fiz,recomendo….fiz com um medico- plastico….nos cantos dos olhos e entre a sobrancelhas,adorei o resultado,bem natural….bjo

    • Responder Paula Sweetest Person Blog 29/09/2011 at 2:25 pm

      Candida, tu fez aí no Rio?
      Com quem?
      Bjos,

      • Responder candida 29/09/2011 at 3:15 pm

        DR.William toussaint bonhôte,cirurgião plástico,ele colocou….amei ,meu tem 9 meses,super…..recomendo….cuidado com quem vc faz…procura antes ver alguém…tenha feito….se vc vier ao ir te levo lá,não paga a consulta e ele parcela..bjo

        • Responder Fabio 09/01/2013 at 4:28 am

          Oi candida minha esposa gostaria de obter o endereco do DR Willian q vc mencionou obrigado

      • Responder candida 29/09/2011 at 3:18 pm

        No rio,na Barra da tijuca,bjo

  • Responder Gisele 29/09/2011 at 10:39 am

    Sua explicação sobre Toxina butolinica, foi perfeita, trabalho em uma clinica de estética e muitas pessoas ainda confundem toxina butolinica com preenchimento quem sabe vc faz uma materia sobre preenchimento #ficaadica#. Adorei seu blog! e sobre o aparelho Re action temos um aqui na clinica e as pacientes adoram!!! bjs

    • Responder Paula Sweetest Person Blog 29/09/2011 at 2:24 pm

      Boa idéia Gisele!
      Bjos,

  • Responder Rafaela 29/09/2011 at 10:58 am

    Oi paulinha, faço desde os meus 20 anos, agora to com 22! hehehe Como eu tinha um pouco de pé de galinha e a minha vizinha é médica, ela faz em mim parar previnir que fique mais feio depois. Eu amo! Todo mundo diz realmente que não precisa, pra quê e etc… mas quando a gente faz realmente nota que fica muito melhor, eu recomendo muito! Claro né que sem exageros! Um beijo, adoro seu blog!

    • Responder Paula Sweetest Person Blog 29/09/2011 at 2:24 pm

      Desde os 20? Uau!
      Tu faz 1x por ano?
      Bjo,

    • Responder Rafaela 30/09/2011 at 1:39 pm

      duas vezes por ano, mas ela aplica bem pouquinho mesmo, e já faz um diferença enormee!! bjos

  • Responder Gláucia 29/09/2011 at 11:16 am

    Fiz agora, pela primeira vez, com 46 anos. Achei o resultado ótimo. Postei o antes e depois no meu blog. Valeu muito a pena. Porém, nao faria muito cedo. Nao precisei preencher e aos poucos a pele vai desvincando. Acho preventivamente eu nao faria, investiria num excelente hidratante e num belíssimo par de óculos escuros…

    • Responder Paula Sweetest Person Blog 29/09/2011 at 2:23 pm

      Glaucia, deixa o link aqui desse post pra gente ver, do antes e depois!
      Bjos,

      • Responder Gláucia 29/09/2011 at 3:43 pm

        O link é esse querida http://www.papodeperua.com/?tag=botox eu adorei o resultado, principalmente a forma como levantou minha sobrancelha. Para quem precisa é um recurso bacana. Agora meu dermato ta vendo com uma colega para fazer um preenchimento de uma espécie de marca de família, que eu detesto… Vejamos se será possível… Ai te conto. Bjk

      • Responder Gláucia 29/09/2011 at 3:44 pm

        Paula, deixei o link, nao sei se foi,
        espero que sim… Pq fiz todo um textinho contando outras coisas. Bj

  • Responder Flavinha @myricota 29/09/2011 at 11:33 am

    Oi, Paulinha!! Eu tenho esse msm dilema. Eu sou muito expressiva, falo apertando os olhos e sobretudo levantando a sobrancelha e franzindo a testa, o que me faz ter já algumas linhas de expressão bem nítidas (pelo menos para mim). Aí eu de vez em quando eu digo que vou me submeter ao procedimento, para evitar que logo cedo tenha ainda mais linhas e rugas, só que ao mesmo tempo tenho receio de começar a fazer uso desses recursos tão cedo (tenho 27 anos) pq dizem que quando a pessoa começa a aplicar botox, fica sempre querendo colocar e atingir efeitos melhores, o que, aos 40, 50 anos será mais difícil… Aí eu morro de medo de virar aquele tipo de pessoa 100% escrava da juventude e não quero deixar de ser expressiva por isso… Fora que eu acho estranha a ideia de usar botox antes dos 30, 35 anos (minha mãe msm comentou cmg q acha estranho, ela msm nunca usou!!!). Aí por eqto, eu fico passando os cremes antiidade para minha faixa etária (prescritos pela dermato) e me sossego.

    • Responder Paula Sweetest Person Blog 29/09/2011 at 2:23 pm

      Pois é, a gente pensa nisso mesmo.
      Eu pretendo fazer, mas só porque sei que não vou virar escrava e nem quero ser uma cara de múmia tb! Rsrsrsrs!
      Beijos Flavinha!

  • Responder Renata Ferreira 29/09/2011 at 12:45 pm

    Concordo com a Gisele, ainda tem muitas pessoas que desconhecem a diferença entre botox e preenchimento, as áreas em que são aplicadas cada uma e etc.. então também acho interessante um post sobre isso.

    Estou mega inlouquecida para fazer também.. minha testa é super expressiva, e antes que comece a ter as temidas rugas de expressão, quero me previnir!!!! Adorei o post. ÓTIMA IDEIA!!

    • Responder Paula Sweetest Person Blog 29/09/2011 at 2:22 pm

      🙂

  • Responder Michelli 29/09/2011 at 2:13 pm

    Oi Paula,
    Que ótima a sua explicação!
    Guria, vai e faz, pq é tudo de bom! Não dê ouvidos aos que dizem que não precisa, pois prevenção ainda é o melhor investimento!
    Faço Botox a 5 anos, a cada seis meses reaplico e amo o resultado! Eu não vivo sem!!!
    Qdo vc faz, as pessoas vêem que vc ficou mais bonita, pq melhora sim (e muito) a expressão facial. É perceptível que tem algo que melhorou, as pessoas comentam, e vc mesma vai perceber a melhora.
    E ainda tem o lance da prevenção, pois deixando o músculo paralisado desde cedo, é certo que vc vai postergar o aparecimento das temidas rugas e evitar procedimentos mais agressivos no futuro.
    Se fizer, depois vem contar o que achou!
    Beijão,
    Michelli.

    Ah, aí em Sta Maria, eu já fiz com a Dra. Fabíola Kleinert. Ela é mto boa!!!
    E… é bom sempre, antes do procediento, verificar a marca do produto e exigir um frasco aberto na hora, pq produto já aberto, pode ser velho e não ter a eficácia desejada.

    • Responder Paula Sweetest Person Blog 29/09/2011 at 2:22 pm

      Mi, ótima dica essa de exigir que o frasco seja aberto na hora!
      😉
      Beijos,

  • Responder ray 29/09/2011 at 2:22 pm

    oi paulinha ??!! olha só menina fiz minha estreia no mundo do botox dia 23 de setembro trm só seis dias , eu to me amando sabe ? demora um pouco quase 72 horas pra notar a testa e entre as sobrancelhas ainda consigo ver rugas quando forço mas eu adorei estou mais jovem a pele fica brilhosa levemente , ha e fix preenchimento tbm no labio superior e no canto externo … bigode chines?? é isso?? sei lá mas eu to m achando linda , linda , pra quem tem 45 e estava em depressao foi mto legal. deus abençoe a medicina estetica , ha dinheiro pra fazer mais coisinhas . KKKKKKK. faça sem medo vc vai gostar . bjs ray

    • Responder Paula Sweetest Person Blog 29/09/2011 at 3:28 pm

      Ray,
      Teu comment tava preso no spam e por isso nao aparecia.
      Ja liberei!
      Bjos,

  • Responder Aurélia Mattos 29/09/2011 at 3:10 pm

    Eu estou querendo muito fazer. Logo consigo criar coragem. bjs

  • Responder Eveline Simon 29/09/2011 at 4:34 pm

    Tenho 26, olhos grandes (pra não dizer enormessssss), e graças a essa genética tenho umas linhas incomodativas há alguns anos… Minha mãe não quer que eu faça.. mas já falei que quero, tanto nos pés de galinha quanto na testa.
    Preciso de um pouco mais de coragem rss (pq apoiar, ngm apoia não)
    Bjos

  • Responder Patrícia Lima 29/09/2011 at 4:59 pm

    adorei essa dermatologista, e fiquei morrendo de vontade de ir!
    posso fazer uma sugestão de post? queria que ela falasse um pouco sobre sardas: como cuidar pra elas não aumentarem e se existe alguma forma eficiente de diminuí-las.
    beijos!!

  • Responder Cindy 29/09/2011 at 7:25 pm

    Eu faço há uns 5 anos (tenho 45) e adoro! Dói um pouquinho sim, mas é totalmente suportável e o anestésico ajuda (já fiz sem também). Ninguém nunca notou (ou não falou, mas eu conhece uns seres bem indiscretos que não iriam deixar passar batido…rsrsrs). Teve uma cena engraçada em que algumas amigas mais novas (entre 22 e 3o anos) estavam falando horrores de quem faz (e lá veio a Nicole Kidman de exemplo), e eu deixei a conversa rolar por uns bons minutos antes de contar que fazia também. Essencial é um/a bom/boa dermatologista, para que a expressão fique natural. A expressão “congelada” ou aquelas sobrancelhas mega-arqueadas só ocorrem quando o procedimento não é feito de maneira correta. Uma das vezes que fiz achei que as sobrancelhas ficaram muita “altas” (o músculo ‘puxa” a parte central da sobrancelha, ficou um desenho que não era o meu). De novo, nada que outras pessoas notassem, mas eu não queria nada que mudasse a minha expressão. Mudei de dermatologista e essa acertou direitinho, sem linhas nas testas, sem linhas ao redor dos olhos e com as “minhas” sobrancelhas!

    Não sei se eu faria aos 30, mas pensei em duas coisas que você poderia perguntar para a dermatologista antes de se decidir:

    1) Se o organismo tem alguma especie de “tolerância” ao botox, se depois de algumas (muitas, de preferência!) aplicações ele deixa de fazer efeito, ou se o efeito só deixa de acontecer em decorrência do envelhecimento. Se não houver esse problema, pode ser que o “prevenir é melhor que remediar” acabe valendo para botox também. Se ao contrário, você começar a usar agora, mas aos 45 ele já não fizer mais efeito, aí sem dúvida é melhor esperar.

    2) Se faz realmente alguma diferença aplicar desde já (se há mesmo a necessidade de prevenção), ou se é só prestar atenção e iniciar o uso quando alguma ruguinha tiver a bad idea de aparecer no seu rosto.

    Ah, a médica já disse que eu é que dei sorte, mas a minha aplicação dura 8 meses (e a conta bancária agradece!).

  • Responder Cindy 29/09/2011 at 7:39 pm

    Ah, por falar em manter nossos rostinhos lindos e jovens, outra coisa muito legal que eu nunca vi comentado em blogs é ginástica facial. Eu faço há muitos anos (esses dias vi o subtítulo de um livro americano que adorei “porque os músculos não acabam no pescoço”!). Sou totalmente indiscilplinada (para isso), mas ainda assim, mesmo depois de uma longa temporada parada basta voltar a fazer que vejo o resultado logo (algumas coisas no mesmo dia!). Quando comecei fazer havia um vídeo (não era nem DVD, imagina há quanto tempo! rsrsrs) sendo vendido na TV, fiquei curiosa, perguntei a minha fisioterapeuta que, por coincidência, também tinha visto, comprou, e disse que realmente tinha fundamento científico. Só deixei de fazer os que são para a testa, porque tinha que optar entre a ginástica e o botox (o movimento faria com que o efeito do botox acabasse mais rápido). E talvez se tivesse sido mais disciplindada nem teria precisado do botox.

    Quem sabe a sua nova dermatologista/colaboradora não dá umas dicas sobre isso também.

  • Responder Milis 29/09/2011 at 7:43 pm

    Morro de medo de agulha, faço o maior drama pra tirar sangue, HUAHUAHUAHA! Botox definitivamente não é uma opção pra mim… 🙁

    Beijinhos!

  • Responder Cindy 29/09/2011 at 7:44 pm

    hmmm… tinha feito um post gigante sobre minha experiência com botox antes desse outro sobre ginástica facial (que acabou ficando meio sem sentido aí no meio)… ou eu fiz alguma bobagem ou o pobre se perdeu em algum buraco negro virtual…rsrsrs

  • Responder Débora M 29/09/2011 at 9:52 pm

    Eu já fiz 3 vezes, a última essa semana, e sempre adorei o resultado.
    E mesmo as marcas de expressão que eu tinha antes, tipo um vinco bem marcado na testa, não voltaram ao que eram nem quando o efeito do botox passou.
    Recomendo muito!

  • Responder Lara 29/09/2011 at 10:39 pm

    Paulinha, so por curiosidade, vc ja fez alguma cirurgia plástica??

    Beeeijo

  • Responder Amandinha 01/10/2011 at 10:03 am

    Oie
    Tenho 29 anos e fiz na testa, pois tenho musculos mto fortes nessa regiao
    Foi a melhor coisa k fiz na vida
    Bjs
    Amandinha

  • Responder Alice Llanos 01/10/2011 at 9:19 pm

    Oi, Paula, tudo bem?
    Minha mãe aplica Botox há cerca de 2 anos, e a nossa dermatologista diz que quanto mais cedo começar a aplicação, melhor. Queele iria agir de forma preventiva. Obviamente que o ‘cedo’ não é tão cedo! HAHAHA
    Seria lá pela faixa dos 30 como disseste.
    Beijos

  • Responder Fernanda 01/10/2011 at 11:09 pm

    Oi Paulinha!!
    Eu tenho 28 anos e tb já fiz.
    Aameeeeeeeeeeei o resultado!
    Se resolver fazer, depois conte pra gente o que achou!
    Beijão!

  • Responder Camila 04/10/2011 at 11:24 pm

    Paula, ja fiz e adorei e estou retocando, como uso oculos, enrugo mto arrumando eles.
    Super recomendo a primeira vez fiz muito pouco , as duas primeiras semanas eh mais estranho depois fica super natural. Fiz em uma clinica em NH. Super recomendo!
    Fiz aos 34 anos

  • Responder Gisele 05/10/2011 at 2:10 pm

    Oi Paula, quando comentei lá em cima, esqueci de mencionar que já apliquei a toxina butolinica , a primeira eu tinha 32 anos, daí pra frente faço um ou duas vezes por ano, agora que trabalho nessa área está mais fácil e acessível cuidar. Lendo alguns comentários acima percebi que uma das bloqueiras tem dúvidas em relação se o organismo pode acostumar, tenho uma paciente aqui na clínica que já fez várias aplicações e a toxina não reagiu, porque o corpo dela está imune. Mas esse caso é isoladíssimo, pois trabalho na clinica com 5 médicas e isso nunca havia acontecido com nenhuma paciente esse foi o primeiro. Quanto a idade não tem uma idade certa pra começar a fazer uso, o idela é cuidar de maneira preventiva. A toxina é usada também para procedimentos que não é estético, pode ser aplicada nas axilas ou mãos para aquelas pessoas que tem muita sodorese. Quem sabe vc aprofunda mais seu post sobre o Botox!! adorei seu blog. Se precisar de algumas dicas pode contar comigo!! bjs e sucesso

  • Responder Alê 09/10/2011 at 11:12 pm

    Eu faço e aaaaaamo!!!! Na verdade a minha médica aplica meio botox dividido entre o meio da testa e entre os olhos. Sou expressiva demaaaaaaaaaaaaaais!!! Rainha das caretas e estava ficando marcado. O resultado fica super natural, ninguém percebe, só precisa ser bem feito. Aquela cara da Nicole Kidman é porque o médico dela é uma droga e exagera. Se vc tem confiança na sua médica, faça! Porque impede de ficar marcado com o tempo.
    Bjs ☺

  • Responder angela maria borges martins 25/11/2011 at 10:54 am

    nunca fiz botox depois do comentario vou fazer

  • Responder Eduardo Rott 24/01/2012 at 1:03 am

    Vale lembrar que a toxina botulínica vem sendo um tratamento moderno e eficaz para fins terapêuticos: dor de cabeça crônica, enxaqueca, etc, com aplicações em vários pontos da cabeça.

    Tenho 23 anos e aplico já há bastante tempo para este fim e tenho resultados incríveis.

    É importante salientar que deve-se esperar até 3 meses para realizar uma nova aplicação, para que o organismo não crie imunidade à substância. Deve-se desconfiar de preços muito baixos também, pois pode estar exageradamente diluído em soro, diminuindo efeito.

    O contato de uma clínica de POA que recomendo:

    http://www.clinicaverri.com.br/home.php

  • Responder Elaine 08/06/2014 at 7:43 pm

    Fiz a segunda vez!! Hj estou no terceiro dia estou amando!!tenho 39 anos e pretendo continuar!! Muito bom

  • Responder Anne 29/01/2015 at 11:14 am

    Gentee..farei a minha primeira aplicação do botox no rosto hoje. Estou com 32 anos! Estou animada. .sou do Rio de Janeiro..interior..faremos eu, minha mãe e meu marido

  • Responder Toxina botulínica: indicações e benefícios | Clínica Ganesha 17/03/2016 at 12:44 pm

    […] Fonte: Sweetest Person […]

  • Responder chagas 09/05/2016 at 4:57 pm

    faço botox duas vezes ao ano, e adoro!
    fiz preenchimento nos labios ja faz 6 anos e nao sai, acho que
    o medico aplicou algo que nao sai mais.
    não gostei, minha boca é grande, e os labios ficaram mt carnudos
    to pensando em tirar, mas so cirurgicamente, e o medico falou que tem receio
    de ficar mt fino depois, mas mesmo assim quero tirar.
    o botox super recomendo!

  • Responder Barbara Lins 15/10/2017 at 7:17 pm

    Fiz botox a 1 mês e estou adorando, adeus rugas entre as sobrancelhas…

  • Responder Vanderlei 21/10/2017 at 11:47 am

    Toxina botulinica A 200 U por gentila gostaria de comprar esse produto. SOU FORMADO EM BIOMEDICINA SE PUDER ME PASSAR UM CONTATO DE CONFIANÇA SUA…
    Desde ja muito obrigado pela atração.

  • Deixe seu comentário

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.