Dermatologista Myself

5 anos fazendo Botox

13/03/2016

O tempo não passa, voa!! Fuçando nos arquivos do Sweetest me dei por conta que faço botox (toxina botulínica para os entendidos) já há 5 anos. A primeira vez foi em 2012, tem post aqui mostrando o antes e depois, e aqui tem post mostrando o de 2013. Lembro que fiz meio ressabiada, sem saber direito o que esperar, mas acabei me maravilhando com o resultado. Tenho o rosto muito expressivo e faço caras e bocas o tempo todo enquanto falo, não consigo fitar alguém e não usar trocentos músculos faciais para expressar o que estou sentindo e pensando. Lembro de uma professora de português que tive no colégio que tinha uma risada psicótica. Um dia perguntei porque diabos ela ria daquele jeito, sem mexer o rosto (naquela época não existia botox) e ela respondeu toda sincera: “Porque não quero ter rugas, minha filha!”

Comecei a botocar com 30 anos e em setembro faço 35 (socorro!!!). Meu único arrependimento é não ter começado antes, afinal, para quem não sabe, o botox é preventivo – não adianta correr pra fazer depois que as rugas já se estabeleceram. Aliás, nada contra, mas particularmente prefiro evitar rugas enquanto eu puder e sentir vontade de fazer isso.

Agora que moro no Rio de Janeiro, tive a sorte de encontrar uma dermatologista maravilhosa por aqui – e meu santo é tão forte que ela é de Santa Maria e amiga da minha querida dermato de lá, a Raissa Chemello. Quem cuida de mim no Rio é a Dra. Leticia Castagna de Abreu. Estive com ela na clínica em Ipanema na semana passada e é claaaaaro que não me aguentei e renovei o botox. Foi a primeira vez que usei anestésico antes de tomar as injeçõezinhas, e não doeu NADA. Ela aplicou o anestésico e seguimos a consulta por mais 40 minutos até que ele estivesse fazendo pleno efeito, para então começar.

Eis meu antes e depois!

botox sweetest leticia castagna

Realmente amo o quanto minha expressão suaviza e a pele fica mais lisa. Dos pés de galinhas e rugas acho que nem preciso falar muito, as fotos falam por si mesmas. Mas meu rosto fica mais leve, e desde a primeira vez percebo que minhas dores de cabeça dão uma grande folga, já que as minhas são tensionais de tanto fazer cara de braba/preocupada/atenta. A duração do resultado varia de pessoa para pessoa. No meu caso dura bem pelo menos uns 6 meses, então começa a ir voltando ao que era antes aos pouquinhos, até ‘vencer’ de vez. Nunca vou esquecer do que o Sadi Consati me disse na casa dele em 2011: “Amiga, o problema do botox é que você vai gostar tanto, mas tanto, que vai querer fazer três vezes por ano!” Rsrsrsrs! Dessa vez acho que meu xodó foi a testa, que ficou exatamente como eu queria: congelada. E as sobrancelhas ‘subiram’ e ficaram mais arqueadas. Adoro!! Não há creme nem laser na face da Terra que faça o que a toxina botulínica é capaz de fazer. Investimento feito com gosto! 🙂

botox sweetest leticia castagna 1

Pedi para a Dra. Leticia escrever um pouco sobre a questão preventiva do botox para aquelas que estão entrando na casa dos 30 e querem começar a fazer (se bem que hoje em dia muitas mulheres começam a fazer aos 25 anos).

A aplicação de Botox (nome comercial de uma das marcas de toxina botulínica disponíveis no mercado), é, há  tempos, a “sensação do momento”. Descoberta ao acaso, para tratamento de doença neurológica, e isolada a partir de uma bactéria, o uso da toxina para fins estéticos tem sido cada vez mais estudado e aprimorado, e seu uso em idades mais precoces, cada vez mais indicado.

Mas qual a diferença entre iniciar a aplicação logo no surgimento das primeiras ruguinhas, ou depois que elas já estão bem desenvolvidas? Um exemplo comum que uso no meu consultório é o da folha de papel. Nas primeiras vezes que você amassa uma folha, se você esticar, ela volta praticamente ao normal. Mas após muitos “amassos e desamassos”, a folha já fica com vincos bem definidos, sendo quase impossível “esticar” completamente. Assim acontece com a nossa pele. Quando o procedimento é feito logo no início, é um “papel pouco amassado”, mais fácil de tratar. Mas quando o paciente já tem rugas profundas e sulcos , além de ser mais difícil e exigir tratamentos complementares (preenchimento e lasers), o resultado nem sempre é natural. Afinal de contas, o ideal é você RETARDAR o envelhecimento, antes que ele chegue.

O procedimento é relativamente simples, realizado em consultório, por um médico treinado. Os efeitos já podem ser vistos a partir do 2º dia, mas é no 15º dia que observamos o resultado pleno. Os locais da aplicação vão depender da avaliação do médico. É super importante a escolha do médico que irá cuidar de você. Converse com amigas que já fizeram, peça indicação. O melhor resultado ocorre quando ninguém nota que você fez Botox.

Digo para minhas pacientes que quero que elas saiam na rua e as amigas perguntem: ‘Você está mais bonita, mudou o corte do cabelo?’ E não que digam: ‘Ah, você fez Botox né?’ Resultado natural, respeitando a individualidade de cada um, é o que torna o efeito ainda mais bonito.

  • Dra Leticia Castagna de Abreu
  • Médica dermatologista especialista em dermatologia pela SBD
  •  Membro Efetivo e Sócio Titular da SBD |CRM 52-847127
  • WhatsApp: 21 99880-1859

Avisei a Letícia que iria compartilhar o contato dela aqui. O consultório fica em Ipanema mas vocês podem entrar em contato direto pelo WhatsApp!

36 amaram.

Você também poderá gostar

5 Comentários

  • Responder Jenifer Lopes 16/03/2016 at 4:52 pm

    precisamos de mais posts assim. quando você vai escrever um livro sobre essas experiências?

  • Responder Miriam Blaschke 16/03/2016 at 6:59 pm

    Querida Paula! Somente hoje tive tempo, acabei o Livro, AMEI, ajudou me com
    Algumas questões que eu não entendia ou não tinha certeza, como, por exemplo, o
    porque da confusão de sons numa reunião com muitas pessoas falando;
    nao sei se lembras de mim. Sou de SMARIA e nos encontramos no
    Consultório do Dr. Luciano.

    agora estava dando uma passeada pelo seu blog de beleza. sempre tive medo do botox!
    Continuaremos nos falando e se eu tb. Puder ajudar em algo, conte comigo!
    Dia 24 estarei no Consultório, vou colocar CARRETEL!

    Você é a mais linda e nova amiga que tive a sorte de encontrar !
    Bjs
    Miriam

  • Responder Nana 20/03/2016 at 10:02 pm

    Ai, ainda sou medrosa com relação a isso… ainda fico com as minhas ruguinhas kkkk
    Bj e fk c Deus.
    Nana
    http://procurandoamigosvirtuais.blogspot.com

  • Responder Coisas que você deve fazer aos 35 anos 16/01/2017 at 10:07 am

    […] têm medo ou nunca fizeram pois acham que Botox é preenchimento, hahaha. Se você ainda não fez, neste post tem antes-depois e esclarecimentos. Tenho várias amigas que me agradecem até hoje por tê-las feito perder o medinho. Amo! […]

  • Responder Segredo: eu tinha preconceito com botox! 05/02/2017 at 9:16 am

    […] seus 5 anos de botox, ela ainda fez uma entrevista com a médica responsável pelo procedimento. Está muito bacana e vale o clique! Durante as perguntas e respostas, algo me chamou a […]

  • Deixe seu comentário