A escova certa para cada tipo de cabelo

“Quando se trata de cabelos, nós mulheres não nos cansamos de experimentar shampoos, cremes, óleos, químicas e o que mais inventarem, não é mesmo? A mulher brasileira é extremamente vaidosa com seus cabelos e por isso mesmo vibramos a cada nova invenção que promete deixar os fios mais bonitos, brilhantes e macios.

Mas … E se tanto esforço for arruinado por uma escova de cabelo? Você já parou para pensar se a sua escova de cabelo é adequada para o tipo do seu fio (grosso, fino…) e para quê você utiliza a escova (alisar, secar, modelar?). E mais, você já imaginou que uma escova errada pode estragar todo esforço e dinheiro que você gastou com produtos tentando deixar seu cabelo bonito? Pois é, mulherada, temos mais essa preocupação!!

Visitei o stand da Marco Boni na Hair Brasil, uma marca de acessórios cosméticos bem legal. Pincéis, escovas, alicates, tesouras são só alguns dos itens no portfólio da empresa. Lá conversei com o técnico cabeleireiro Rodrigo Chagas, que me explicou um pouco sobre qual tipo de escova deve-se escolher na hora da compra. Vamos lá!

A primeira coisa que deve-se prestar atenção é o tipo da cerda da escova. Vamos começar com essa:


Percebam que ela tem dois tipos de cerda, sendo que uma delas é com uma bolinha na ponta. O Rodrigo me explicou que essa bolinha na cerda serve para “travar” o cabelo na hora da escova e que esse tipo de cerda só deve ser usada em cabelos cujo fio é grosso, tipo de fio presente geralmente (isso significa que nem sempre!) em mulheres de cabelo crespo ou cacheado. No entanto, mulheres de cabelo fino, ao usarem essa escova, podem ter os fios do cabelo quebrados. Imagina ter todo trabalho cuidando do cabelo e ter seus fios arruinados por uma escova errada?!

Outra escova que o Rodrigo me mostrou foi a escova de dupla altura com cerdas pretas. Percebam que essa escova não tem as bolinhas na ponta da cerda. É indicada para cabelos de todos os tipos, mas para fios que estejam saudáveis, ou seja, que não estejam tão quebradiços ou sensíveis.

A com cerdas de javali, com somente uma altura de cerda, é bacana para aqueles cabelos bem fininhos, que são super propensos a quebra, ou cabelos que passaram por química, que costuma deixar os fios bem fragilizados. Por ter cerdas mais macias, não “agride” o cabelo na hora de secar.


Por fim, há a escova de finalização, cujo intuito principal é modelar o cabelo. Quando queremos fazer uma escova modelada, ou dar movimento aos fios, essa é a escova mais indicada.

Outro detalhe que precisamos prestar atenção é também ao cabo da escova.

 

Escovas com cabo de madeira reduzem a estática do cabelo, diminuindo o frizz. As com cabo de metal (chamadas também de alumínio) são as que aquecem mais rápido, então são geralmente usadas para uma secagem mais rápida. As escovas com cabo de cerâmica são as melhores para modelar o cabelo, pois conseguem reter melhor o calor, ao contrário das escovas com cabo de metal.

Aqui vale lembrar duas coisas: todas as escovas descritas acima variam de tamanho, então de nada adianta comprar a escova certa, porém tamanho “jumbo”, se você tem cabelo curtinho. (foto geral de tamanhos de escova). Sobre o tipo do seu cabelo (grosso, fino), nem sempre é o que parece ser. Ás vezes achamos que temos um tipo de cabelo (por exemplo, ter o cabelo cacheado e achar que o fio é grosso) que não é o que realmente é! Converse com o seu cabeleireiro para saber o tipo certo do seu cabelo.

Ufa! Ser mulher realmente não é fácil!

Beijos,

Mari Maggioni – Sweetest Repórter na Hair Brasil”

18 amaram.
Compartilhar:

4 responses to “A escova certa para cada tipo de cabelo”

  1. 1Flavia

    Bom, eu sabia dos tamanhos das escovas, mas nao sabia dos detalhes da cerda, muito menos dos cabos!

    Valeu!

  2. 2Raquel

    Paula…adorei as dicas!!Nunca tinha pensado nisso… Meu cabelo é fino e sinto q ele fica todo quebrado no dia seguinte à escova… poxa, minha escova é a primeira da foto. Detonação total!!! já fui correndo comprar a com cerdas de javali. Obrigada!!!

  3. 3promoções de escova

    Queria saber disso bem antes, ja não teria cabelos tão quebrados. E os cabos para mim são novidades. Adorei.

  4. 4Iridolina Santiago

    onde posso encontrar estas escovas em Curitiba no Paraná

Leave a Reply