A pior companhia aérea que existe: RyanAir

Quando pedimos pra agente de viagens orçar a reserva de camas/assentos no trem noturno de Barcelona pra Paris e ela nos disse que dava 250 euros, resolvemos que seria mais barato e rápido ir de avião. Se arrependimento matasse…Fui pesquisar as companhias aéreas low cost (maldito seja quem inventou essa joça) e acabei cometendo a maior cagada possível: comprei bilhetes da RyanAir. Na pressa da organização de outros detalhes da viagem, não me ative às letrinhas miúdas do contrato da RyanAir. Comecei a me preocupar quando fui tirar umas dúvidas no Twitter e a Dri Miller e outras pessoas disseram que essa cia aérea é considerada a cia aérea nazista da Europa, que eles amam complicar a vida das pessoas, que 1kg de excesso de bagagem não passa e várias outras coisas.

Cheguei cedíssimo no aeroporto de Barcelona. Tive que pagar 40 euros a mais online um dia antes pra poder enviar uma mala de 15kg (que tive que comprar) já que eles só permitem o despacho de uma mala de 20kg e a minha mala tinha 27kg (era uma mala pra passar um mês inteiro viajando e ainda voltar pro Brasil no inverno). Foi tranquilo, 19kg numa e 14 na outra na hora da pesagem. Como mala de mão, é permito até 10kg com restrições de tamanho/altura/largura. Minha mochila da Roncato se encaixava, então coloquei laptop, câmera e outras coisas importantes dentro. Fechou em 8kg. Quando chegou a vez da Ju fazer check-in, a mala dela tava com 23kg e a outra, pela qual ela também pagou 40 euros a mais, com 12kg. Ou seja, uma com 3kg a mais e a outra com 3kg a menos, era só passar, não excedia uma grama no total. Não, o puto fez a gente abrir as malas e perder um tempão rearrumando as coisas pois regras são regras. Até entendo, mas que babaquice. E o festival de gente acocorada no chão do guichê deles fazendo isso, todos com a mesma cara de arrependimento que a nossa?

Na hora de embarcar, começou a experiência mais CREUZA em vôos que já tive até hoje. Tinha que enfiar a mala de mão dentro dessa porcaria azul aí. Não interessava que minha mala tinha 2kg a menos do que eu podia levar e nem que ela era menor do que as especificações de tamanho permitidas. Como ela tava ‘gordinha’ (larga), não entrava. O treco é minúsculo. Aí tirei umas coisas, coloquei na bolsa da Ju. Fui enfiar de novo, tive que chutar pra entrar (tinha câmera e laptop dentro) e lutar com o negócio pra conseguir tirar depois. Palhaçada! Quando as malas não entram, eles te fazem pagar uma multa de 60 euros ali na hora, ou então tem que abandonar a mala. Pode?? Uma cambaaaada de gente paga a multa. Ah, tem também a palhaçadinha do cartão de embarque. Só o meu foi assinado por 5 funcionários diferentes.

Aí meu povo, que nenhum dos 5 viu que o funcionário que fez o check-in colocou nas nossas 4 malas adesivos de códigos de barras mandando todas elas pra Málaga, na Espanha. Imaginem a minha cara de pavor quando chegamos em Paris e nada das malas. Fui direto pro setor de ‘lost and damaged lugagge’ e na hora o cara me disse ‘suas malas foram pra Málaga, olha os adesivos de códigos de barras!’. Preenchi toda a papelada burocrática (acabo de ver no site que o cara teve a capacidade de cadastrar nossos dois emails de contato errados) e cheguei em Paris com cara de tacho, só com a roupa do corpo. Isso faz 3 dias, e até agora só ligaram pro hotel pra dizer que dia 7 (!!!!!) as malas vão pra Barcelona (!!!!!!!). Eu e a Ju estamos gagas, bege, nervosas, morrendo de ódio. Vamos estrelar o novo filme “Creuza e Creice perdidas em Paris“, porque nossos looks tão de doer! E eu num stadenervos tão super que comprei shorts na Zara e, atordoada, nem vi que eram 2 números menores que o meu. Tirei as etiquetas antes de experimentar no hotel e tchuns…não passam do joelho!!

Hoje eles ligaram pro hotel e deixaram o seguinte recado: as 4 malas serão enviadas pra BARCELONA dia 7. Tipo, Barcelona?? What the fuck? E nem falaram quando elas chegam em Paris. E dia 9 temos passagens compradas pra Nice. Abstraí, juro. Quando quero quebrar o quarto do hotel penso que pelo menos meu laptop, câmera, aparelhos auditivos e maquiagens se salvaram. É mega desesperador ficar sem as nossas coisas, credo!!

Mas voltando ao assunto, a RyanAir é o cúmulo da pobreza e da xinelagem. Os bancos do avião não se movem. Eles não servem nem um copo d’água. E passam o vôo inteiro fazendo merchan e tentando vender cigarros, bilhetes de loteria, perfumes e comida. Por Deus que achei que iam tentar vender camisinhas também e oferecer o uso do banheiro para vocês-sabem-o-quê se o pessoal pagasse 100 euros! Hahahahaha!!

Resumindo, o barato sai caro. E barato coisa nenhuma! O total da brincadeira low cost deu 400 dólares, entre passagens e ‘taxa de mala extra’. Quando penso que podia ter vindo numa companhia aérea bem boa e não estar passando perrengue justo em Paris, quero arrancar os cabelos!!

Não voem de RyanAir nunca, em hipótese alguma! E não to falando isso só porque eles perderam as minhas malas. Xexelentice pouca é bobagem. Pegue um jegue, um telemoto, vá de patins! Mas de RyanAir, NÃO!!!! Qualquer outra, menos essa.

9 amaram.
Compartilhar:

62 responses to “A pior companhia aérea que existe: RyanAir”

  1. 1Amanda Carvalho

    Quando eu tava em Portugal eu só viajei de Ryanair. Nunca tive nenhum problema, mas como eu tava morando lá por um tempo eu só levava mala de mão, nunca despachei. Acho que quem tá mochilando com super malas não rola, só se ler todos os porém que a empresa existe. Eu gostei, os voos eram super baratos e eu farofava geral no avião: eu levava lanchinhos e comia no avião. O problema das low coast é você não ler as entrelinhas e precisar despachar malas, que é uor. Se um dia eu voltar pra lá, eu continuo na Ryanair, bem mais barato.

  2. 3Maíra

    Oi, Paula…
    Eu sempre acompanho teu blog e preciso comentar esse post. Eu fiz um intercâmbio em Portugal. Durante 5 meses, pude viajar nos fins de semana por toda a Europa (Roma, Londres, Barcelona, Madrid) por um custo MUITO barato pela Ryanair!! Infelizmente, você usou a companhia para um fim a que ela não se propõe! A companhia é de baixo custo. Eu voei de Portugal para a Espanha por UM EURO pela Ryanair!! É óbvio que, por esse preço, não vão servir nada e nem permitir que eu leve muita bagagem. Acredito que ela presta um serviço muito importante para quem quer viajar por poucos dias por toda a Europa. Fica aí minha impressão…

  3. 5Greize

    Que chato Paulaaaa, logo em Paris.Nossa ainda bem que os aparelhos e make como vc mesma diz ficaram com vc.Espero que dê tdo certo.Agora “Creuza e Creice perdidas em Paris“, é de doer, só vc mesma, eu estaria dando piripaque.rs
    Bjão
    Que de tdo certo, uma Luz na cidade da Luzzzzz.

  4. 6Lara

    Nossa, que horror! =/
    ja ouvi falar que é pessimo!!!
    Pense que vão chegar suas malas, aguente mais dias!
    =*

  5. 7Anahí

    Paula, eu voei de Easy Jet e ela é menos pior que a Rynair, eles não pesaram minha mala, eu quando voltei da Italia tava com bolsa, uma sacola e a mala, e ninguem falou nada! Apesar de as vezes ser mais cara, vale mais a pena!!!

  6. 8Viviane

    Em 2008 fiz intercâmbio na Rep Tcheca e passei 45 dias na Europa. Acabei fazendo o trecho Paris – Praga pela Ryanair e não tive nenhum desses problemas! Minha mala de mão era maior q o cercadinho azul, mas eles nem pediram pra medir… Minha mala para despachar tinha 27 kg, (fui no inverno além de tudo, digamos q 27kg não era nada!!) e não foi cobrado nenhum euro a mais por tudo isso.
    As cadeiras realmente são horrendas, praticamente uma madeira com paninho em cima, mas na época foram 30 euros pela passagem, e meu budget era bem baixo, então super valeu.

    Vejo agora q dei sorte com a RyanAir…. E com a Easyjet tb, q fiz o trecho Roma-Paris…

  7. 9Vicky

    Pois é, eu passei 9 anos viajando de Ryanair, pra cima e pra baixo, pela Europa toda e pagando muito pouco. Notei que o servico foi deteriorando com o passar dos anos, sendo que minha última viagem com eles foi Londres-Treviso em maio de 2009. Eu sempre viajo com pouca bagagem, entao nunca passei maiores apertos, e eles só perderam minha bagagem uma vez – que na verdade nem foi perda, foi a fila da imigracao que estava grande demais e quando cheguei para buscar, eles já tinham recolhido as “esquecidas” do carrossel. Em 2 dias minhas malas foram entregues na minha casa, em Londres – mas aí também eu estava chegando, e nao saindo.

    Como eu sempre tenho panico de que podem perder minhas malas, eu sempre carrego 2 mudas de roupas e algumas calcinhas na bagagem de mao, além de um par extra de sapatos.

    Vai na Zara e tenta trocar mesmo sem as etiquetas. Muitas vezes eles aceitam a troca. Um lugar para comprar roupa bem baratinha para quebrar um galho até acharem as malas, sao os supermercados. Aí eles nao vendem aquelas roupas chechelentas que a gente encontra em loja fuleira no Brasil nao. Vai dar para encontrar alguma coisa bem decente, e por um preco bem baratinho para passar uns dias.

    Boa sorte, que voces nao tenham mais problemas do tipo.

  8. 10Fernanda

    Na buena, houve problemas no teu voo. Mas dizer nunca voe de ryan air é a coisa mais boba de se dizer. Muita, mas MUITA gente tira partido desta ‘xinelagem’, de mochila, sem despachar nada, e voa tri barato. E sem problemas. Tu deve ta tri puta da cara com todo acontecido, mas ryan air é O quabra galho pra mochileiros.

  9. 11Fernanda Coelho

    Paulinha…não precisa justificar o motivo de vc levar uma mala tão grande…acho que no fundo você acabou comprando as passagens de Ryanair num impulso, sem pesquisar mais a fundo como funcionam estes tios de vôos…acontece!!! Ficou a lição!

    Não deixe isso estragar a viagem de vcs…aproveite as lojinhas maravilhosas daí, compre umas pecinhas baratinhas (Primark é tudo de barato!) e divirta- se!!!

  10. 12Ana Raspini

    Olá, Paula,

    É minha primeira vez comentando aqui, apesar de acompanhar há bastante tempo. Achei a colocação da Maíra muuuuito correta. A Ryan Air é famosa por ser ‘barata e ‘pobrinha”. Um amigo alemão contou que houve uma época em que eles nem se responsabilizavam pelas malas despachadas, parece que eles faziam as pessoas assinarem um termo livrando a empresa da responsabilidade de entregar as malas intactas e no destino correto. Que fique a dica, então: Ryan Air só de mochila e com a alma preparada para o pior!

  11. 13Marilia

    Oi Paula, eu discordo. Eu acho que na Ryanair eles tiram todos os serviços sim, mas para baratear. Claro que comprando uma passagem de última hora vai ser caro, mas comprando com antecedência, viajei muito pela Europa com Ryanair, e sabendo as regras, viajei numa boa, pagando de 5 a 10 euros em algumas passagens. Claro que existem mil restrições e são feitas para baratear o serviço! Acho que vale a pena se você está preparado. Eu fui sabendo das restrições de bagagem, inclusive tamanho etc e tudo correu tranquilo! (claro que sempre tem um atraso aqui e ali, mas nada que já não tenha acontecido com outras companhias) Se alguém já viajou de webjet não acho muito diferente… Talvez não chegaram na bagagem, mas quanto a qualidade de serviço, é bem parecido! E também não tive problema nenhum com bagagem perdida, e olha que viajei mais de 10 vezes. É um pouco questão de sorte. Mas entendo sua revolta, e acho que você devia escrever pra companhia :) Não custa nada. Beijos

  12. 14candida

    Paula,já aconteceu comigo…fiquei com bota e calça de veludo no corpo,na primeira loja,uma calça jeans e camiseta,até…chegar sa malas…sete dias….dá um ódio,não deixe ,esse fato estragar a viagem,curta Paris,boa sorte! bjo

  13. 15

    Tá junto com a webjet. RT @sweetestpblog NO AR! RyanAir, a pior companhia aérea que existe! http://tinyurl.com/6etf69v

  14. 16Daniela

    Parece que a empresa qdo aontece uma coisa dessas e obrigada a embolsar 100 dolares ou algo assim. Isso aconteceu comigo qdo fui pra Madrid via iberia, minha mala foi parar noutra cidade e fiquei 3 dias so com a roupa do corpo, desespero total. Depois me disseram q existe essa taxa que a empresa tem de pagar pra gastos com roupas e objetos pessoais. Corre atras pois e muita sacanagem dessa empresa! Alem disso entendo perfeitamente o q ta passando, mas independente de tudo, vc ta certa, tente abstrair ao maximo afinal de contas ta passeando e ta na Europa!

  15. 17Cintia

    Quando eu morava na Europa gostava muito de viajar pela Ryan Air, mas como em qualquer contrato é bom ler bem as regras. Pra viagens de finais de semana ela é muito boa, já a mala é bem melhor.
    Ah, e perderem a mala é muito normal, as duas vezes que fui pra europa perderam a minha, na ida e na volta. Uma vez com a TAM e a outra com a KLM!
    E não deixe que isso atrapalhe a viagem!!

  16. 18Giselle

    O seu seguro viagem não cobre atraso na localização de bagagem? Pode quebrar um galho!

  17. 19Dri Miller

    AI que azaaaaaar!!!
    Bem, já trocamos varios comments sobre isso e realmente evito a Ryanair quando posso.
    Mas como as meninas disseram ai em cima, a Ryainair é uma mãe e uma salavação pra quem (como eu) viajar rapidinho pela Europa e não quer gastar quase nada, mas com 1 bolsa de mao e nada mais.
    Nunca tive problemas no memso nivel que o seu, mas já barraram minha bolsa (até pouco tempo atras a Ryanair só permitia 7kg na mala de mao + bolsa!! Só uma mala de cabine pesa uns 2 kg, então já viu…), já tive que trocar, revirar e jogar coisa fora no portão de embarque.
    Mas tem que ter a manha da coisa.
    Vou fazer o merchãn de um post “guia” que fiz ha um tempinho:
    http://drieverywhere.net/index.php/2009/10/26/guia-das-low-cost-como-funciona-na-pratica/

    Mas mudando de assunto: to embarcando pra Paris AGORA então hj de noite te mando um DM com meu hotel e telefone. Vamos se encontrar um dia desses em Paris?
    Acho que não vou estar em Londres na semana que vc vem pra ca…
    Bjs
    e boa sorte!!

  18. 21lia

    Paula,

    O dono da ryanair eh um louco. Ele ja falou em cobrar pra usar o banheiro, acho que era 1 euro. Tb cogitou em pegar metade do aviao e tirar o assentos pro povo que quer viajar mais barato ihr em pe, mas barraram a ideia.
    Bjs

  19. 22Priscila

    Paula, essa coisa de perder mala acontece com todo mundo e nas melhores companhias…
    Ano passado fui Paris – Lisboa pela TAP e tb perderam minhas malas… Tinhas bolsas LV dentro.. uma loucura!! E o pior chegamos em Lisboa com roupas de frio e lá tava muito quente!! Fomos do aeroporto direto pro shopping fazer compras!! Perdemos um dia fazendo reclamações no aeroporto, e nossas malas só chegaram no ultimo dia que tavamos em Lisboa…
    Mudando de assunto… To indo pra Europa dia 19/06 passar um mês… passa mais dicas de hoteis lugares…To adorando tudo que vc tem escrito sobre a viagem…
    To indo pra Grecia e Turkia tb… e adorei vc ter falado dos taxis (vou ficar mais esperta ;)
    Beijoss e boa viagem!!

  20. 23Lu Francesa

    Vale a pena avisar, muita gente não pensa que o barato pode sair muito caro! :/ Boa sorte com as malas e aproveitem bem a “minha” cidade, Nice ;) , que esteja bastante sol! Se tiverem um tempinho vale a pena ir a Eze Village.

    Beijocas,Lu.

  21. 24Vanessa Carnelozzi

    Sei q vc tá muuuuuito p… da vida, te dou razão, mas não vai comentar nada da estadia em Barcelona? To curiosa p/ saber o q achou. Bjos!!!

  22. 25Tatiana Penida

    Nossa Paula, não fazia nem ideia que existia uma companhia horrorosa dessa. Boa sorte para conseguir sua mala a tempo.

    beijos,

  23. 26Tatiana Penida

    Ah! queria avisar que no meu blog tem 3 SORTEIOS mara do Dia dos Namorados, só prêmios incríveis.

    http://girlstipstricks.blogspot.com/

    beijos

  24. 27LuMello

    Ai q horror!!!
    Tem q divulgar bastante pra q ninguém caia nessa e ele melhorem.
    Boa sorte e tenta abstrair pra vcs poderem curtir ao máximo o restante da viagem.
    bjs

  25. 28Loli

    Viajei de Ryanair Lisboa-Porto em 2008, e não tive nenhum problema. Claro, é chinelão total, mas também, pelo preço! Pra mim compensa tirar todos os “luxos” se for pra ser bem mais barato. Contanto que o avião nao caia, não tenha barata, e eu não tenha que viajar em pé, tá valendo. Agora, isso de ter camelô dentro do avião é novidade… hahaha

  26. 29Ludi

    Credo,que titica…Pagou todas essas funcionalidades extras com as malas,que pesavam menos ou mais pra no final ainda dar zica,que bad!Como podem ter um serviço tão horroroso assim?!Que viagem hein…?!
    Boa sorte na proxima honey!
    Beijos
    (http://alfinetesepaetes.blogspot.com/)

  27. 30Daniela Santos

    Paula meus sentimentos por todo esse perrenho na viagem mais esperada e programada… espero muito que tudo acabe bem! Aproveite para esquecer o problema com um bom e barato vinho no campo de marte olhando pra torre eifel!
    E leitores, só vi uma pessoa falando que deu errado com a KLM, tenho um trecho programado de amsterdan-paris em setembro pela KLM, com o que eu devo me programar e me preocupar?

    1. 31Roberta

      Se a conexao for muito pequena ha o risco sim de a bagagem nao chegar a tempo, infelizmente acontece. A empresa se responsabiliza a entregar no local da sua estadia ou, se fores adiante, ao seu destino. O problema e qd as empresas sao otimas como a RyanAir ;-) mas a KLM e boa e seria empresa. Apenas cheque o limite de bagagem antes, a maioria dos voos locais (curtos, no caso da Europa) o limite d bagagem é pequeno, mas se for pegar uma conexao internacional em seguida, a sua passagem tem q vir escrito “Part” onde tem o tamanho da bagagem permitida, isso tem q ser visto na hora da compra da passagem. Boa viagem.

  28. 32Barbara Lima

    Ai que raiva !!! Imagino como vc deve estar …. caramba, que companhia xexelenta …. Acho que eu gritaria de ódio !!!

  29. 33luciana torres

    Sei bem como é esse desespero de mala perdida… na primeira vez que fui à Europa, meu marido tinha ido primeiro e eu fui sozinha, não sabia nada só as dicas que ele me deu. Qdo cheguei em Belgrado, cadê a mala? a querida tinha ficado em Paris e só tinha vôo no dia seguinte, nunca tinha viajado antes e só levei comigo as makes, perfumes e coisas delicadas… pois bem, danei a chorar de nervoso fui ao local responsável pelas malas perdidas, fizeram um monte de perguntas sobre a mala mas como tinha sido emprestada eu não sabia responder nada, nem dizer o endereço para entrega pq meu marido tava ali atrás na recepção do aeroporto me esperando pra me levar pra casa(ele é Sérvio). Imagina a cena: todo mundo saiu, ele esperando eu sair pois o vôo já tinha pousado e eu saindo pelo portão de desembarque chorando que nem uma neurótica! saí dali direto pra comprar umas calcinhas, pois a mala já estaria comigo no dia seguinte, pelo menos a Air France me devolveu rapidinho… hoje me divirto muito com a história, morro de rir com a situação, mas sei o quanto é desesperador. Força guria!!

  30. 34Priscila

    Ahhh a Luciana falou que o pessoal pergunta sobre a mala…Uma coisa que me salvou uma vez foi que tinha tirado fotos da mala, entao foi só mostra-las e fica bem mais facil de se encontrar!! #Fica a dica!!

  31. 35Roberta

    Td mundo sabe q a Ryan Air eh horrivel, assim como nunca mais voo com a easyjet. Agora essa desculpa de RyanAir n eh p viajar com mala, entao pra q serve o cargo do aviao? A impresa se responsabiliza por essas bagagens. Como vc disse, passar tanto tempo na Europa e no inverno n da p ir d mochilinha ou bolsa d mao. Eu to de mudanca e preciso fazer conexao na Europa, desnecessario falar q obviamente vou ter q despachar bagagem.
    Sobre n servir nd, isso se chama low coast ;-) problema eh q eu n confio nem na seguranca d voo deles, pela primeira vez na vida vou ficar bolada d voar.
    obs: sou aeromoca.

    1. 36luciana torres

      LOW COST não é redução de custo só com as bebidinhas/comidinhas servidas não, o fato de levar pouca bagagem economiza e MUITO o custo com gasolina de aviação.

  32. 37Jacqueline Siqueira

    Oi Paula
    Faço votos pra que tudo se solucione rápido neh pra não estragar seu passeio a Nice
    bom saber sobre essa companhia para só utilizá-la para mochilhões e afins

    Bjkas

  33. 38janaina

    Paulinha, mtas vibrações positivas para q dê tudo certo. Aborrecimento em viagem é dose, pq p/ se aborrecer já basta os do dia-a-dia, né?
    Bjos

  34. 39Carol Alfinetes de Morango

    Vou te dizer que isso não é exclusividade da Ryanair, as regras de bagagem internacional sao super rigidas….Isso já aconteceu comigo em outras CIA maiores de voos internos, não tem jeito nem choro..Já abri mala no check in pra fazer troca de coisas de uma mala pra outra, mais de uma vez..Normal..não se surpreenda, só no Brasil eles são “legais” e deixam passar nossos excessos.
    bj
    http://www.alfinetesdemorango.com/

  35. 40Carol

    Pior companhia meeeeeesmo!! Até a Lilly Allen tá reclamando lá no twitter!

  36. 41Nadia

    Oi Paula, no momento você deve estar com muita raiva… mas desculpe até dizer que me diverti com o post, eu sinto a sua dor, mas posso te dizer que esse perrengue vai ficar mega marcado pra vocês duas… e já que o que não tem remédio, remediado está… aproveite como puder e estou aqui na torcida pra que suas malas cheguem antes de você ter que ir pra Nice. Beijos e Boa semana

  37. 42Mariana

    Paula, quando eu viajei de Ryan Air em 2005 não existia esse negócio azul de pesar a mala de mão e eles não eram tão rígidos com as bagagens. Mas antes de viajar eu tinha visto o limite da mala e levei acho que 17kgs, aí não deu problema. Acho que agora eles mudaram as regras. Mas valeram suas dicas, e espero que sua mala chegue logo! Beijos.

  38. 43Viviane Rosa

    Espero que dê tudo certo viu! Só imagino o sufoco que deve ser ficar sem roupas e sabe-se se lá por quantos dias. Une o útil ao agradável e faz umas comprinhas hehe Tenta aproveitar Paris, porque deve ser tudo de bom!!!! Beijo.

  39. 44Camila K.

    Ai Paula…

    Que coisa… Você já estava “prevendo” incomodação nesta cia aérea… Vi pelo twitter..

    Afinal, quantos quilos podem ser levados em cima? 10 kg na mala que vai contigo e quantos na “bolsa de mão”?

    Te cuida e abstrai… Sei que é dificil, mas você está em PARIS!

  40. 46Ana Mi

    Hahahahaha! Concordo em gênero número e grau!! Viajei duas vezes (por necessidade mesmo) e NUNCA MAIS!
    E na última vez, a revistinha de bordo (tive sorte, acho que tinha uma só pro avião inteiro) dizia que a Ryanair estava pensando em implantar ASSENTOS VERTICAIS!!! Imagina só, o povo todo de pé, amarrado como se estivessem num hospital psiquiátrico… é a cara da Ryanair!

  41. 47Marcelle Falabella

    Nossa Paula,
    sempre leio o blog,e estou planejando uma viagem paara europa em setembro,me dessesperei pois comprei ontem duas passagens pela ryanair para madrid e paris, medooooo huhuhuhu!
    Espero que suas malas cheguem logoooo!Boa sorte!e estou adorando as dicas da sua viagem!

  42. 48Carolina

    Olá Paula,

    Concordo com vc plenamente!! Eu viajo com a Ryanair desde 2004 e ainda que ela tenha sido sempre lowcost, a coisa foi se deteriorando com os anos!!! Antes pelo menos vc era bem atendido, agora parece que todos os funcionarios são sanguessugas atrás do seu dinheiro!! um horror!!! A ultima vez que fui da Espanha para Marrocos, esquema mochila mesmoo, foi uma experiencia para nunca mais repetir!! Sabe quando vc diz “é a ultima vez que viajo de Ryan Air” pois agora estou assim e nem por isso tenho que pagar mais caro. Há muitas companhias aereas lowcost que oferecem melhores serviços que a dita cuja irlandesa. Aqui na Espanha virei fan da vueling e tb clickair e se vcs pesquisarem bem, em cada pais eles tem suas pequenas companhias aeres low cost que operam nos aeroportos principais e vc ainda economiza tempo e dinheiro sem ter que fazer o traslado. Pq tem gente que diz “há eu paguei 5 euros para ir e voltar a Paris” mas nesses 5 euros não se contam os 22 euros de bus (ida e volta) para fazer o translado. Então no total o voo sai 27 euros se tudo sai bem!!! Agora viajando pela vueling por exemplo eu pago 30 euros (com taxas incluidas) e sem necessidade de tomar um bus com uma hora e meia de trajeto entre o aeroporto e a cidade de destino… Espero que vc consiga reaver suas malas e sorte nos proximos voos

  43. 49DENNIS

    Olha Paula, nao é que a RYNAIR e a pior empresa, cada empresa tem um publico alvo a exemplo aqui no Brasil normalmente as classes de pessoas A, B, C voam de TAM, GOL E AZUL, as Classes C, D e E voam de GOL, WEBJET, OCEANAIR e TRIP.
    hoje muitas vezes uma passagem aerea acaba sendo mais vantajoso do que viajar de onibus.
    Tai, quem sao as companias que jogam o preco para baixo? as empresas de Baixo custo ou (Low cost). so que nao dar para ter uma empresa dessa vendendo passagem 5 vezes abaixo do que um compania aerea convencional e servindo caviar a bordo, mas a empresa tambem nao vai perder o passageiro de classe A e B que quizer viajar enquanto uns comem CAVIAR OUTROS COMEM BARRA DE CEREAL NO MESMO AVIAO e o caso das classe economica, executiva e primeira classe, o termo LOW COST e para todos os sentidos passagem barata, servicos baratos, menos espaco entre poltronas e etc.
    Ja viajei em muitas cias VARIG, TAM, GOL, AMERICAN AIRLINES, DELTA AIRLINES E WEBJET, o negocio foi que voce olhou apenas CUSTO e esqueceu de olhar o BENEFICIO vou dar um exemplo:

    MES QUE VEM VOU FAZER UMA VIAGEM DE BH PARA SAO PAULO POREM, A PASSAGEM PARA CONGONHAS ESTA MAIS CARA E ESTA COMPENSANDO IR MAIS PARA GUARULHOS POR SER MAIS BARATO MAS, EU VOU TER 2 OPCOES GOL E WEBJET, PELA GOL E APENAS R$ 40,00 A MAIS DO QUE PELA WEBJET MAS NA VERDADE AS DUAS VAO ACABAR DANDO O MESMO PRECO.
    A GOL ME OFERECE TRANSPORTE DE GRACA PARA CONGONHAS QUE FICA NO CENTRO DE SAO PAULO E AINDA LANCHE A BORDO.
    A WEBJET NAO TEM TRANSPORTE PARA CONGONHAS E NAO TEM LANCHE (NADA CONTRA) PARA CHEGAR A CONGONHAS VOU TER QUE PAGAR UMA PASSAGEM DE ONIBUS NO AIRPORT SERVICE E DE R$ 34,00, AGORA SE MEU DESTINO FINAL FOSSE GUARULHOS AI SIM NAO PENSARIA 2 VEZES PARA IR DE WEBJET

    (AFINAL DE CONTAS E SOMENTE 50 MINUTOS DE VOO, MENOS TEMPO DO QUE DA MINHA CASA PARA O CENTRO DE BELO HORIZONTE NAO PRECISA DE CONFORTO AS PESSOAS QUE ANDAM DE ONIBUS OU METRO PASSAM MAIS TEMPO EM PE, EM UM VOO DESSE VIAJO ATE EM PE SE PRECISAR)

    OUTRO EXEMPLO
    SE VOCE ESTA INDO DO BRASIL PARA EUROPA E NA EUROPA VOCE PRECISA PEGAR OUTRO AVIAO, NAO PEGUE AVIOES DE BAIXO CUSTO

    POR QUE? VOCE CONCERTEZA VAI ESTA COM BAGAGEM MAIS PESADA DO QUE ELES EXIGEM ESSAS COMPANIAS E MAIS PARA PESSOAS QUE FAZEM VIAGENS CURTAS E COM POUCA BAGAGEM.

    PARA ESSE TIPO DE VIAGEM RECOMENDO USAR COMPANIAS CONVENCIONAIS, GERALMENTE A MAIORIA TEM ACORDOS COM OUTRAS QUE CHAMA
    CODE SHARE COMO A STAR ALIANCE
    VOCE VIAJA PARA EUROPA DE TAM POREM A TAM NAO TEM VOO PRA ONDE VOCE REALMENTE QUER IR ENTAO A TAM FAZ ACORDO COM UMA EMPRESA AEREA LOCAL PARA VOCE CHEGAR NO LUGAR DESEJADO

    Agora sobre as bagagens infelizmente isso acontece em todas as cias, acontece ate na LUFTHANSA umas das melhores empresas aereas do mundo falo isso por que ja vi problemas na varig meu tio perdeu uma bagagem pela AMERICAN AIRLINES.

    Desejo sorte que voce ache sua bagagem….

    Grande abraco

  44. 50Fábio

    Voei de Roma p Paris c esses pikretas e é uma experiência q espero nunca mais ter q repetir. Lixo de serviço. O barato acaba saindo caro e a experiência é horrorosa. Voei com varias low cost na Europa, como EasyJet, SmartWings, AirBerlin, e TODAS elas gastando menos q na Ryanair e com serviço muito, mas MUUUUUITO melhor… Nunca mais vôo c esses FDP…

  45. 51dani

    Ok. Entendo a frustração. Um trecho pequeno, entre duas cidades pode virar uma tortura. Ainda mais quando a viagem está toda planejada e imprevistos acontecem. Eu moro na europa e acho que a RyanAir é a companhia mais lixo que existe, mas vamos pensar pelo ponto positivo.. geralmente o custo é baixo. Beeem baixo…

    Um bilhete de trem de Florença a Pisa custa em torno de 7 euros. Por esse mesmo preço é possível comprar um bilhete da Ryan Air de Pisa até o Marrocos. Então temos que considerar esse lado..

    Para o barato não sair caro é necessário algum planejamento:

    * Compre sempre passagens com antecedência… vc as vezes vai pagar 1 euro por elas! É um preço tãooo absurdo que vc se questiona como uma companhia sobrevive e ai é que entra todas as “regras”. O valor vai subindo com o tempo e ai vc se sente um imbecil por pagar 100 euros por uma viagem que custava só 5 euros. Para não correr esse risco, compre antes..

    * Vai viajar com bagagem, compre no ato da compra do bilhete. Faça check in on line e imprima o bilhete em casa. Fique atenta para não pagar por seguro de viagem e outros mil produtos que eles tentam de vender pelo site.

    * Tenha calma, vá para o aeroporto sabendo que ninguem vai ser legal ou tolerante com vc. Não coloque mais peso do que o permitido e siga tooooodas as regras. Por lei, nenhum funcionário no aeroporto deveria carregar mais de 20 kilos.. por isso muitas companhias tem a regra de cobrar caro por quem ultrapassa esse peso. Só viagens de ida e volta do Brasil/Estados Unidos, para algum outro lugar é permitido 32 kilos, e isso já está mudando. Hj em dia até empresas “finas” estão pesando as malas de mão.

    * Lembre-se que se vc perder o avião ou for mudar a data da viagem, vai perder o bilhete comprado.

    Vão tentar vender tudo para vc durante a viagem, e a cadeira é desconfortável. Só vale a pena passar por todo esse stress, se o preço realmente for atrativo e não existir melhor opção.

    O fato é que alem de não estar preparada para um voo low cost, e desconhecer as regras (algo completamente compreensível pq no Brasil não existe nem Ryan Air nem Easy Jet), vc teve azar… Pq eu já viajei várias vezes e nunca perderam a minha mala. Nesses casos.. tem que procurar o atendimento ao consumidor e reclamar.

    Sua experiência pode ter sido terrível, mas temos que pensar no lado positivo de existir Ryanair e outras companhias low cost:

    - fica muito mais fácil viajar, já que é bemmm mais barato. É só pensar que o custo da passagem de avião para Paris, Porto, Madrid, Londres, entre outras cidades europeas fica em torno de 15 euros.. quase o valor de um lanche do McD, por aqui. Quer dizer … a europa fica mesmo pequena.

    - Outras companhias são obrigadas a baratear o serviço. Pq vai me dizer se não é um absurdo os preços das passagens no Brasil, por exemplo..

    então é isso! Boa sorte da próxima vez

  46. 52Milis

    HAUHAUHAUHAUHAUHA! Devo dizer que ri demais da sua descrição da Ryanair… Estava esperando a aeromoça aparecer com um cavalo premiado de corridas, porque foi só isso que faltaram oferecer para o público do avião… De resto, tentaram vender de tudo!

    Mas acho que dei sorte, voei 4 vezes de Ryanair e 4 vezes de Easy Jet no meu último mochilão, não tive que pesar minha bagagem nenhuma vez, nem a de mão, nem a despachada, e não me fizeram enfiar meu mochilão nessa gradinha azul nenhuma vez!

    E reservei bagagem pra despachar no momento da compra das passagens por apenas 15 euros!

    =)

  47. 53Ana Silva

    Boa noite…depois de algumas pesquisas pela internet a minha duvida continua.. e fico com esperanças que me possam ajudar…

    Tenho viagem marcada para Londres dia 11/04 pela ryanair.. e já percebi que so posso levar 10kg de mala de mão…mas e a mala de senhora? posso levar não posso? ninguem me sabe responder a isso…

    a mala de senhora tem que ir dentro dessa bagagem de mão?!

  48. 54Marina

    bem vinda ao clube! beijos

  49. 55barbosa

    ola
    No dia 13 de outubro fiz uma viagem pela Ryanair. Porto(PT) Memmingen(Alemanha).
    ja viajei por outras companhias e nunca vi nada assim.
    Eu viajei com a minha esposa e filho com 3 anos. Quando chegei ao aeroporto entregei as minhas malas e entrei,quando chegei ao balcao de entrada para o aviao nunca vi semelhante aparato ja estavam todas as pessoas em fila a espera.
    E eu dirigi me a balcao e perguntei se tinha perioridade porque tinha uma criança ao colo e a minha esposa com 2 malas e o carrinho de bebe.
    Disseram me que nao tinha,entao fui para o fim da fila,claro se era o ultimo da fila ia ser o ultimo a entrar no aviao.
    Quando entrei no aviao ja estava tudo nos seu lugares e nao havia lugar para nos os 3 no mesmo sitio. Entao reclamei com as hospedeiras, e me disseram que nao podiam fazer nada pq as pessoas ja estavam todas sentadas.Entao la viajei separado da minha mulher e filho.mas o pior foi quando chegei a casa e reparei que me tinha mexido nas minhas malas ,foi quando dei falta de 3 relogios que se encontravam dentro de uma caixa que foi arrebentada e retirado os relogios e deixaram la a caixa.os relogios valiam mais ou menos 1500 euros os 3. so para verem o tipo de pessoas que lidamos. pagei pelo bilhete mais ou menos 500 euros para os 3 e tive o prejuiso de 1500.E depois dizem que nao podemos reclamar po objetos perdidos ou roubados.
    so para verem como funciona.
    Tudo de bom pessoal

  50. 56Adilson

    Olá

    Na minha estadia na Espanha agora em Dezembro de 2012 fui a Madri e Barcelona de Ryanar com partida e retorno de Santiago. Como cia de baixo custo cumpre o que promete, e o único problema que vi foi o fato de voarem sem combustível.

  51. 57rita

    Ola eu ja viajem na rainayr e nunca tive caixas as pessoas eram mt simpáticas!adrei!a 1 vez k fui eu mais minha filha levamos 2 malas de 20 kgs e 2 d 10 kg!passamos um bocadinho nas de 20 kilos pois tinha apenas comida numa das 20 e outra so roupa mas msm assim deixaram nos passar
    e sempre foi o msm destino PORTUGAL-LONDON

    OBRIGADA

  52. 58Mônica

    É a escória das cias aéreas! Tive muito prejuízo e nem tinha mala para despachar. O atendimento é medonho e o serviço é pior que Van com porta amarrada com arame. Nunca mais!!!!

  53. 59Valéria Lessa

    Olá…
    Concordo plenamente que a ryanair é a pior companhia aérea.Minha irmã,duas amigas e eu,fizemos um tour pela Europa e passamos por quase tudo que vcs passaram,tirando apenas o episódio das malas…É traumatizante,parece um filme de terror!!!RYANAIR… NUNCA MAIS,NEM PARA IR P/O CÉU,me angustia só de pensar em todas as humilhações que passamos,eles são treinados p/roubar e torturar,parecem nazistas,lhe deixam sem opção…ou paga ou não viaja.Ryanair vá p/o quinto dos infernos.
    Boa viagem da próxima vez…sem a Ryanair,é claro.

  54. 60Claudia Mendes

    Hoje dia 17 de Julho foi a minha manha de inferno por causa da Ryanair…. Resido em Londres mas sou portuguesa, o que me faz deslocar com alguma frequencia ao meu pais para visitar os meus pais. Como geralmente so viajamos por meia duzia de dias, adquiri para mim e para a minha filha malas certificadas pelas normas europeias para viajar na cabine, isto para evitar a interminavel espera ou o risco de perda de bagagem. Hoje pela primeira vez tinha viajem marcada para viajar por esta m*** de companhia. So marquei por aqui por ter sido realmente o valor mais baixo que encontrei para viajar com a minha filha de 4 anos que vai passar este mes de ferias aos avós. Mas nunca mais…. nem com viagens 1 € !!! Depois de uma interminavel fila na porta de embarque finalmente chegou a nossa vez e ja tinha passado a hora de fecho do portão de embarque ms ainda tinha pessoas atras de mim. Como eu trazia a tiracolo a minha bolsa e os casacos na mao. Disseram-me que tinha de por tudo na mala, ate a boneca de pano que a minha filha trazia com ela me fizeram por na mala. Quando estava a tentar fechar a mala disseram-me que ja nao podia embarcar porque a mala era muito grande e que nao cabia na porcaria que eles tem para medir. Eu ainda pedi para pagar a mala mas foram completamente irredutíveis e nao permitiram, fazendo com que nao embarcasse. Vou apresentar uma reclamação e vou ate à ultima instância. De salientar que a menina que estava a Minha frente carregava as costas uma mochila bem maior e mais larga do que a minha mala e passou. Nem respeitaram o facto de estar com uma criança. Desanconselho totalmente familias a viajar nest companhia isto se no querem um carrada de nervos nas férias.

    1. 61Alexandre

      Claudia viaje mas e na TAP. Paga 120 ou 130 euros e vai descansada. Nao de dinheiro a chulos e gente ordinaria.

  55. 62paula pacheco

    A Ryanair é o exemplo das companhias em que o barato sai caro!
    Viajei a semana passada do Porto para Palma de Maiorca nessa companhia e no local do embarque consideraram que as malas eram adequada. Entravam no recipiente ficando apenas as rodinhas de fora. No regresso no aeroporto de Palma obrigaram-nos a colocar as malas no recipiente para as medir e afirmando que entravam mal ROUBARAM-NOS 120Euros.Pedi o livro de reclamações já que a mesma companhia me tinha aceitado as malas no dia da partida, mas foi-me recusado e deram-me um papel para a mão onde tenho que reclamar o furto para os autores do mesmo. As malas couberam perfeitamente no espaço destinado às mesmas dentro do avião. Fotografei as malas dentro do avião e no “recipiente” para as medir quando cheguei ao Porto. Tentei reclamar no balcão da Ryanair nas não existe cá!! Apresentei queixa no livro de reclamações do pessoal que deixa embarcar malas com dimensões que não são aceites no regresso. Estas pessoas tratam-nos como uma camada de ignorantes e sugam-nos de qualquer maneira. escrevi isto para que estejam atentos e tentem que não vos roubem também. Foi uma experiência para esquecer!

Leave a Reply