Mais polêmica

sales

Já que estamos numa semana polêmica, cheia de deliciosos posts-bapho em ótimos blogs (não percam os posts sobre blogsXpublicidade no It Girls, no Trendy Twins e no Chata de Galocha), vamos aproveitar o momento para mais uma discussão??

A Marina  publicou um baita post intitulado “Atendimento ruim,até quando?“, no qual fala sobre vendedoras péssimas e desinformadas que atendem em muitas lojas deste Brasil – e do mundo! Bom, nem todas as pessoas nascem com algum talento para vendas, e são geralmente estas que vão trabalhar no ramo. Contei que em Buenos Aires, na MAC, a criatura que me atendeu não foi capaz de descobrir meu tom de base,lembram??  A maior decepção de todas é estar super a fim de gastar numa loja e bater de frente com uma vendedora ruim – e pode ser ruim de desinformada, de incompetente, de arrogante, de burra ou de preguiçosa. Já deixei de comprar muita coisa na vida por isso. Tem vendedora que se acha dona da loja e,pior, age como se não precisasse fechar a venda. Quem nunca penou nas mãos de uma destas?? O que mais odeio são aquelas que nos analisam dos pés à cabeça e, se não avistarem alguma grife cara nas nossas roupas/sapatos/bolsas, atendem mal e sem vontade alguma. Isso acontece, geralmente, em lojas mais chiques. Nas mais simples, a regra geral são vendedoras que não entendem muito sobre os produtos. A última vez que lembro de ter me irritado feio foi numa franquia da Damyller. Depois de experimentar umas 25 calças, vi uma pilha que estava em promoção, peguei uma delas, experimentei e caiu como uma luva. Daí pedi para a mocinha que me atendia para que ela descobrisse se haviam outras iguais, que eu iria comprar. Ela sequer olhou a calça e disse que não tinha nenhuma.E foi tão, mas tão, mas tãaaao grossa, que um vendedor que estava por perto sentiu vergonha alheia e foi me ajudar. Milagrosamente, surgiram outras calças. É triste, queima total o filme da marca, e acontece todos os dias nos melhores estabelecimentos comerciais. Falta de treinamento? De tato? De educação? Sei lá, mas dificilmente retorno ao local quando me acontece isso.

E vocês? Costumam passar esses perrengues também? Contem tudo!!

Seja o primeiro a amar.
Compartilhar:

36 responses to “Mais polêmica”

  1. 1Amanda Medeiros

    Já falei algumas vezes no Conversinha sobre este assunto e realmente é irritante e inaceitável atendimento fraco em lojas. Afinal, queremos e podemos gastar! Não temos culpa de salário baixo, vida ruim ou nada do tipo… o mínimo e obrigatório numa vendedora é educação. Acho que tudo isso acontece devido a uma mistura de despreparo com má vontade…. porque acredito muito que pra vender é preciso ter vocação e gostar do emprego… não apenas aceitando aquilo ali por ser um trabalho que remunera bem.

  2. 2Andrea

    Ah, querida, eu sou bicho ruim e já me vinguei de vendedora ruim à moda “Pretty Woman”. Torrei meu dinheiro na concorrência de depois fui lá dizer “Big mistake, baby!”
    Isso quando não denuncio o mau atendimento. Fiz isso quando me atenderam mal na Macy’s de Houston, TX. Mandei um email pro gerente do Beauty Department, falei o balcão da marca, dia e hora do mau atendimento, e ele me respondeu, pedindo milhões de desculpas e prometendo providências. Acho que tirei o emprego de alguém…Bem, azar dela, tem muita gente desempregada nesse mundo querendo o lugar dela, e, sobretudo, querendo fazer melhor!
    Beijos

  3. 3mare

    Muitas vezes sou mal atendida!

    em lojas de roupas mais caras ficam me olhando torto, qdo vou em lojas de materias de contrução comprar material para a faculdade(geralmente estou de mochila indo pra aula)demoram pra atender ou fazer que eu não existo!!!será que estudante com mochila nas costas não tem direito de ser bem atendindo???afeeee!!!

    o que penso…tudo que vai, volta!!

  4. 4ricaelinda

    isso é tão comum!
    e não deveria!
    tenho horror a MAC do Iguatemi-sp.
    Peguei birra por conta de um vendedor que se achava o Kevyn Aucoin, anos atrás. Por conta disso nunc amais pisei nessa MAC.
    Tem vendedor que é bossal. Se acha o proprietário da loja. Te trata como se ele estivesse te fazendo um graaande favor quando não está. A obrigação deles é atender bem. Isso gera venda. Lucro.
    Se os gerentes ou proprietários estivessem, presentes isso jamais aconteceria. O comportamento deles muda na presença dos chefes. Isso é vergonhoso.
    Por isso, se sou destratada num atendimento, trato logo de entrar em contato com o estabelecimento. Pego nome do vendedor e relato. Isso pode mudar as coisas. Faço a minha parte. SEMPRE faço isso. Não passo mais “raiva” em situações como essas.
    ufi!
    beijos

  5. 5Tatiana

    É muito irritante mesmo… odeio olhar torto de vendedoras!!!
    Acho que deveriámos começar a tomar atitudes quanto a isso para pararmos de sermos mal atendidas! Talvez reclamar com a gerente…
    Uma vez minha mãe foi com a minha irmã na animale enquanto eu estava no salão e começou a olhar as roupas. Disse que nunca foi tão mal tratada na vida, e que tinha um vestido bonito mas que nem dava vontade de comprar por causa da “dita cuja”.
    Resumo: voltamos na loja, minha mãe falou em alto e bom tom “eu voltei mas não quero ser atendida por ela.” Foi mto engraçado pq qd estava indo para o provador a queridinha estava saindo de um dos provadores com uma cara de C., com a gerente. Levou uma bela de uma bronca!
    Ah… as ballerinas estão sendo muito utilizadas! couberam certinho no meu pé!! brigada mais uma vez!!! beijinhosss

  6. 6ricaelinda

    Aliás tenho passado, desde o dia 16 um problema muito chato com a Época cosméticos, assim q as coisas se resolverem, se é que vão, eu faço questão de relatar o que houve.

  7. 7Melissa

    Se entro em uma loja e sou mau atendida tenho que querer muito, mais muito mesmo o item que fui procurar pra levar. Senão dou um sorriso forçado e amarelo e falo que vou procurar na concorrência. Uma vez fui mau atendida pela própria dona da loja acredita ? Falei pra ela “meu bem, muda de ramo pq se depender de mim vc vai morrer de fome !” ehehehehehe
    Beijão
    Melissa

  8. 8nadiah

    AAAAAAAAA COM CERTEZA E TB SOU COMO VOCÊ NÃO VOLTO NUNCA.
    AS EMPRESAS DEVIAM TREINAR SEUS FUNCIONARIOS! SABER O QUE ESTAO VENDENDO, AQUI NA MINHA CIDADE É COMO VOCÊ FALOU AS VENDEDORAS ANALISAM DA CABEÇA AOS PÉS UM SACO.
    O DIFERENCIAL MESMO É O BOM ATENDIMENTO O CLIENTE SE TORNA FIEL E A MARCA SÓ GANHA COM ISSO.JÁ FI UM POST TB SOBRE ISSO NO FINAL DO ANO PASSADO QUANDO FUI EM 3 LOJAS DA CHILLI BEANS DE 3 ESTADOS DIFERENTES E MUITOS VENDEDORES NAUM SABIAM O QUE ERA UM MODELO WAYFARER, SEM CONTAR QUE ACHO QUE ELES PASSAM POR UM TREINAMENTO DE EMPURRAR TUDO PRO CLIENTE (TB ODEIO ISSO) SABE QUANDO TUDO FICA BOM, ATÉ SE VC COLOCAR UM VESTIDO 2 TAMANHOS MENORES E AS GORDURINHAS FICAM PULANDO E OS VENDEDORES ESTAO LÁ “COMBINA COM VC” FICOU LINDO… AAA TENHA DÓ!

  9. 9Carina

    Acontece me tanto, eu costumo dizer pró meu namorado quando me pergunta
    porque é que não perguntas a vendedora quando não encontro algo numa loja de cosmetica/ make up??
    Porque entendo mais disto que ela!!!

    É NA MAIORIA E ASSIM! é triste mas uma x recebi a resposta ” ah isso ai e tudo igual”

  10. 10ana

    Fui muito, muito, muito mal atendida na MAC DO PÁTIO SAVASSI. A vendedora incrivelmente irritante, eu querendo gastar, comprar e ela empatando, dificultando, andando em volta. Cansei, não tenho mais idade para isto.

  11. 11nadiah

    DEIXA EU CONTAR UM CAUSO: FUI NA FILIAL DA HERING AQUI DA MINHA CIDADE COMPRAR UM MOLETOM BRANCO PRA IR PRA FACULDADE. ALÉM DE TER UMA PEÇA SÓ O BENDITO TAVA DESCUSTURADO NA MANGA CHAMEI A ATENDENDE E MOSTREI E FALEI QUE SE ELES MANDASSEM CUSTURAR EU IA LEVAR PORQUE FAÇO NUTRIÇÃO E TENHO Q IR DE BRANCO PRA FACU. AI A VENDEDORA FOI PERGUNTAR PRA DONA DA LOJA SE ELES FAZIAM CONSERTOS E A DONA DISSE QUE NÃO Q ERA SÓ EU LEVAR NUMA CUSTUREIRA Q ELA CUSTURAVA Q ELES NAUM FAZIAM CONSERTO. fIQUEI PASMA! SE EU QUISESSE COMPRAVA A BLUSA DESCUSTURADA E MANDAVA ARRUMAR EU VIREI DEI RISADA E FALEI TAH QUE EU VOU COMPRAR UMA BLUSA RASGADA E SUMI DALI PELO AMOR NÉ GENTE….

  12. 12maiara

    Já passei por várias dessas situações, mas vou contar duas das mais recentes…
    A primeira aconteceu na loja da Contém 1g. Logo que abriu a primeira loja aqui em fpolis, no beiramar shopping, estava um dia passeando pelo shopping e resolvi entrar na loja pra conhecer e ter informações sobre o tal curso de maquiagem tão comentado pela internet. Chegando na loja depois de uns 2 min as fofas vendedoras resolveram levantar a cabeça e vir atender. Detalhe, tinha apenas umas outras duas clientes dentro da loja. Mas ta… Qdo pedi informações sobre o curso, a mocinha prontamente respondeu “olha o valor é $$$, a gt até faz, mas agora só por lista de espera, pois tem umas 300 pessoas na frente. Mas posso pegar seu telefone”. Achei meio estranho ter 300 pessoas pra fazer um curso de maquiagem, mas ainda assim resolvi deixar meu telefone. Qdo fomos até o balcão, para que ela pegasse meu número, a outra vendedora que estava no caixa interrogou a fofa que estava me atendendo pra saber se eu queria fazer o curso. A “fofa” prontamente respondeu que sim que ela ia pegar meu telefone. A outra vendedora retrucou dizendo que tinha horário para a próxima semana. Para minha surpresa a “fofa” simplesmente respondeu que só ia pegar meu telefone. Ou seja totalmente ignorou que eu ouvi que tinham vagas para a próxima semana e se quer perguntou se eu queria fazer o curso naquela ocasião. Pq?! Pq ela se acha mto importante, pq talvez era domingo e eu passeava bem feliz pelo shopping de tenis e camiseta?! Enfim, disse mto obrigada, virei as costas e calmamente fui embora. Jurando claro, jamais deixar um dos meus valiosos reazinhos naquele estabelecimento.
    Outro lugar que tenho paúra aqui em fpolis é uma loja do centro chamada couro moda. Essa loja vende calçados da schutz e outras marcas. É muito engraçado. Se vc chegar na loja de salto alto, de preferencia com uma bolsa vistosa, atendimento na vip na hora. Se vc chegar normalzinha, de tenis e talz senta, espera, que la vem favor. As moças até pegam os calçados, falam as condições. Mas sabe qdo vc percebe que estão te fazendo um favor?!! Quem perde são elas. Eu moro no centro, seria mto mais facil para mim comprar calçados ali. Entretanto sempre vou pro shopping iguatemi.
    E aqui entra outra coisa que notei. Tanto no caso da couro moda (não tem loja couro moda no iguatemi, mas tem a mix urbano que vende schutz e que é do mesmo dono da couro moda) qto no caso da contém, o atendimento nas lojas que estão no shopping iguatemi é muiiiiiiito melhor. Não sei se por causa do shopping ou o que. Sei que no caso da loja de calçados, as vendedoras só faltam fazer massagem no seu pé. Buscam tooooodos os calçados que vc pedir, te ajudam a calçar, dão opiniões, são simpáticas, ligam avisando das promoções. A contém 1g não tem loja lá, somente quiosque, mas na unica vez que comprei lá fui super bem atendida, totalmente ao contrário da outra loja. Detalhe: os donos da contem 1 g do beiramar e do iguatemi tb são os mesmos.

  13. 13Monica

    Paulinha essa semana fiz um post falando que é por isso que eu tenho cada vez mais comprado pela net!

    bjos

  14. 14ricardocohen

    Isso acontece mesmo. E aos montes. Odeio a cara de “cú” de algumas vendedoras, desculpe, mas a cara é disso mesmo.
    E sinceramente? Não entendo pq. Deveriam tratar bem para vender….não é?
    Bjos

  15. 15Karina K.

    Atendimento ruim, é descaso de gerente e dono de loja. Impossível o proprietário que valoriza o cliente deixar vendedores e afins tratarem o cliente com descaso.
    Eu até admito vendedor que não está tão informado sobre os produtos que vende, mas tem boa vontade de se informar e atender bem, porém acho inadmissível aqueles que tratam qualquer cliente com má educação. Nós temos que aprender a botar a boca no trombone quando deparamos com situações assim. Os blogs fazem um ótimo trabalho informando os consumidores quando experimentam lugares assim.

  16. 16Andréia Szcypula

    Já tive problemas sérios com o Estacionamento do Shopping Bouboun em São Paulo, simplesmente quando eu e meu marido voltamos das compras, tinha um amassado gigante na porta! Até aí tudo bem, o estacionamente tem seguro, pensei muito ingênua. Um funcionário chegou dizendo que o carro já tava batido! Eu perguntei se não tinha câmera no estacionamente, ele desconversou, desconversou… Conclusão, preferimos assumir o dano por causa do tamanho da dor de cabeça! Até hoje tenho vontade de matar esse péssimo funcionário, desse lugar que atende pessimamente e ainda chama o cliente de mentiroso!

  17. 17Jé

    Gata! To indo pra Buenos e to quero muito comprar MAC.
    Será que vou voltar com a base errada ??
    Me da o endereço, please?!

  18. 18ricaelinda

    aeeee Bruno, adorei!!!!! ;)
    respeito é VALOR HUMANO.
    educação é o que todo mundo recebe, mas pouca gente tem……infelizmente.

  19. 19ricaelinda

    aeeee Bruno, adorei!!!!! ;)
    respeito é VALORES HUMANOS.
    educação é o que todo mundo recebe, mas pouca gente tem……infelizmente.

  20. 20ricaelinda

    q houve??
    apaga Paula, please!

  21. 21Tayná Aquino

    Sei como é isso e é realmente decepcionante. O pior é quando te olham dos pés à cabeça e depois de verem que você não veste ou calça algo de alguma marca requisitada, eles fecham pra cara pra você e não lhe atendem da forma correta. Ou então quando você esta toda feliz pra gastar seu dinheiro e então vem aquelas vendedoras mal-humoradas ou sem informação alguma quanto ao produto e fazem com que você perca todo o estímulo que tinha logo ao entrar na loja.

  22. 22Gabriela

    Já fui mal atendida em diversas lojas, mas a campeã foi a Forum do Shopping Barigui, em Curitiba.
    Além da clássica olhada dos pés à cabeça, enquanto olhava as roupas, o vendedor ficava atrás de mim durante todo o tempo, vigiando os meus passos.
    Solicitei que ele pegasse um número menor de um casaco que eu havia gostado, mas que era grande nas mangas. O atendente prontamente me disse que não pegaria porque, segundo ele, não ficaria bom.
    Acredito que quem tem que saber se fica bom ou não sou eu, e após prová-lo.
    Depois dessa, claro, não quis ver mais nada e fui embora.

  23. 23Gabriela

    Também me ocorreu um episódio chato na Animale.
    Estava provando alguns casaquinhos, mas eles não ficavam tão bem porque sou muito magrinha, acabava por sumir dentro das peças.
    Perguntei ao vendedor se não havia menor, já que aqueles estavam grandes.
    Ele me respondeu rindo “Que sirva é difícil”.
    Por favor, né!

  24. 24ste

    Muitas vezes já fui mal atendida, ou ate ignorada
    me da uma raiva, entrar na loja super empolgada para comprar alguma coisa, e ser mal atendida, por uma pessoa que esta la para atender bem, ou então quando ficam conversando entre eles e parece que o cliente nao esta la…
    Fui ontem ate a Portobello, e quando consegui ser atendida, a vendedora foi uma grossa…

  25. 25Thalita

    Paulinha, vi esse post no Petiscos e super lembrei de vc:
    http://juliapetit.com.br/moda/fofura-do-dia-51/

    Vc viu?! hehehe

    beijo

  26. 26Thalita

    Mas comentando o post, eu tenho super agonia de cliente que trata mal vendedor de lojae tenho muita raiva msm de vendedor que desrespeita/ignora/mente/atc os clientes.

    Eu acho que educação é uma via de mão dupla. se vc trata com educação, deve ser tratado da msm forma. agora se vc não faz por onde, não espere que os outros sejam educados com vc.

    Não gosto de tratar mal vendedores muito menos garçons, atendentes de lanchonetes e afins. Gostaria de não pensar o pior das pessoas mas a gente sabe que certas coisas acontecem… Enfim, resumindo, sou paciente, educada e sorridente até que o vendedor me trate mal.

    Um exemplo: Fui comprar um vestido que usaria em um casamento que era de tarde e tinha o vestido direitinho na minha cabeça… Entrava nas lojas e só encontrava coisas para festas noturnas e não rolava msm. Encontrei um que caberia na ocasião mas que já não tinha gostado muito pelo tecido.. Por pressão da vendedora (‘Esse vestido é um arraso, o corpo fica lindo nele!’) experimentei.. O vestido ficou HORROROSO em mim… Eu parecia uma mistura da Marilda da Grande Familia com a mulher melancia sabe? Descompensada, desproporcional, com uma bunda gigante e o vestido tinha uma cara de meio senhora ainda por cima. Tirei o vestido e disse que não gostei, que achei meio senhora pra mim (que tenho 22 anos) e ia procurar outra coisa…. Pra que?! A vendedora me criticou horrores, disse que eu só podia tá maluca de não ter gostado, q ele era lindo, q não tinha nada de senhora nele, q eu não entendia nada de roupa, qe eu era besta de não levar, etc.

    olha, depois dessa eu NUNCA MAIS entrei na loja.

  27. 27Mariana

    Isso acontece mto (principalmente depois que vim morar em Brasília, as vendedoras aqui na sua maioria é pessima).
    Por isso, assim como você, o que eu posso compro online (no caso cosméticos, roupas e sapatos fica mais difícil).
    Uma vez uma vendedora me tratou tal mal, que perdi minha paciência e disse a ela: “Se vc fosse melhor que eu, teria tb 2 cursos superiores e não trabalharia aquii” (Eu sei, shame on me, mas a raiva subiu rsrsrs).

  28. 28Camila Moraes

    Nossa Paula,

    vc disse tudo das pessoas que te medem para ver o que vc veste, e julgar se vc pode comprar na loja… sinceramente, acho isso uma falta de educação tamanha, e já aconteceu comigo em loja de artigos esportivos(!). Agora, me diz o que tem a ver o que eu estou usando no dia, com o que eu quero comprar na loja. Minhas roupas mudam de acordo com o meu humor, e eu não me visto de nike e adidas, mas posso muito bem querer gastar meu sálario inteiro em presentes para o meu namorado em uma lojas destas, não é? E mesmo se eu quiser pagar em 3X, 4X, 5X, qual é o problema? A fulana não vai estar ganhando a comissão dela?

    eu hein… acho que para seleção de vendedores as lojas deveriam se preocupar tanto quanto se preocupam para um cargo administrativo, pois esse também é um importante ponto de contato com o consumidor…

    beijosssss

  29. 29Kika

    CERTAMENTE, passei por váaaarias dessas! e não volto nunca mais!
    Adorei aqui, adicionei!

  30. 30Liz Sales

    Paula, infelizmente isso acontece nas melhores famílias…ehehhe eu já passei por esse tipo milhares de vezes… Lembram da antiga Les filós… o que era aquela loja no Iguatemi… as vendendoras eram verdadeiras estrelas… Mas graças a um bom Deus exitem lojas muito boas no atedimento… como por exemplo a Luis Vitton do Iguatemi… amei !!!
    Beijos
    Liz

  31. 31Camila

    Isso é muito triste, e o maior prejudicado é o unico q ñ enxerga isso, o dono da loja, eu sou personal stylist, e geralmente prefiro ñ aceitar a ajuda das vendedoras, pq elas só me atrapalham, até mesmo nas minhas compras, e por esse fator acabo indo só nas mesma loja, pois já conheço a vendedora e sei q ela sabe do q eu gosto, existem cursos pqnos para vendedoras, mas os donos de loja ñ fazem e nem exigem esse tipo de qualificação, mas é realmente necessário, pq qnd vc entra numa loja e nada do q ela te dá vc gosta, da proxima vez vc passa na frente da loja e pensa ” ah aí eu ñ entro pq ñ tem nada para mim”, é muito dificil isso (para ñ falar um palavrão).
    Abraços

  32. 32andreia

    que horror! vc tira o emprego de alguém e acha bonito? o ideal é a crítica, e não a denúncia.. vc não sabe se a pessoa está passando por um momento ruim… tá achando que pq tem dinheiro, pode sair por aí desfazendo de quem não tem? claro que existem fatos e fatos, mas repense antes de fazer suas reclamações por aí. Exija ser bem atendida ali na hora, e não depois que ja saiu da loja, e por e-mail….

  33. 33Marianah

    Aqui em Brasília mau atendimento é REGRA! Não só isso como falta de informação, principalmente em realação à cométicos, maquiagem etc, se puder eu compro tudo pela net.

    Acho de um desbunde tão grande ser tratada de acordo com a roupa que eu to usado. Jeans e camiseta agora é atestado de saldo bancário no vermelho?

    E acho que nós, como consumidores temos que reclamar sim. Ainda falta muiitos para os lojistas entenderem que cliente feliz é cliente fidelizado, e cliente fidelizado é cliente que gasta!

    Aqui perto de casa tem uma loja de produtos importados,mais especializada em vinhos. Eu e minha mãe fomos tão, mas tão bem tratadas(detalhe ambas de chinelo, com ecobags do pão de açucar cheias de verdura) que vira e mexe a gente passa lá pra compra algum mimo. E nem parece tão absurdo dar trinta, quarenta reais em uma garraga de vinho pro almoço de domingo.

  34. 34Maria

    Adoro a DRESS TO… mas o atendimento da loja do Brasília Shopping é péssimo! prefiro comprar nesta marca quando estou fora de Brasília! o atendimento da loja de Cuiabá é muio bom!

  35. 35Fernanda

    Olá, gostaria de dizer que não existe franquia da loja Damyller, ela é de um único dono e existem mais de 70 lojas em todo o Brasil.
    Antes de ser funcionária da empresa já era cliente da marca,e as roupas são de muita qualidade,já recebemos algumas reclamações de outros clientes, e sabemos que isso pode acontecer,mas não generalize por favor, senão queimação de filme vai ser é este teu comentário…nem todas as lojas isso acontece. Então por experiência própria, volte nas lojas em que você se julgou mal atendida e tente conversar com o gerente, ou com o SAC da empresa, quem sabe assim o atendimento possa ser de acordo como você gostaria.
    Abraço.
    http://www.dmylr.com.br

  36. 36Fernanda

    Olá,estava navegando e parei aqui… gostaria de dizer que não existe franquia da loja Damyller, ela é de um único dono e existem mais de 70 lojas em todo o Brasil.
    Antes de ser funcionária da empresa já era cliente da marca,e as roupas são de muita qualidade,já recebemos algumas reclamações de outros clientes, e sabemos que isso pode acontecer,mas não generalize por favor, senão queimação de filme vai ser é este teu comentário…nem todas as lojas isso acontece. Então por experiência própria, volte nas lojas em que você se julgou mal atendida e tente conversar com o gerente, ou com o SAC da empresa, quem sabe assim o atendimento possa ser de acordo como você gostaria.
    Abraço.
    http://www.dmylr.com.br

Leave a Reply